Home Gestão Financeira O que é e para que serve uma consultoria fiscal?

O que é e para que serve uma consultoria fiscal?

empresa-e-consultor-fiscal-debatendo-procedimentos
3 minutos lido
Comentários desativados em O que é e para que serve uma consultoria fiscal?

Um dos grandes desafios de toda empresa é lidar com as obrigações fiscais. Afinal, isso demanda não apenas tempo, mas conhecimento sobre o assunto. Como no Brasil os tributos empresariais envolvem muita burocracia, a contratação de uma consultoria fiscal pode ser uma ótima solução.

Isso porque os custos com tributos podem ser tão altos que interfere no lucro do negócio. Mais do que isso, irregularidades devido à falta de conhecimento ou profissionalismo ao lidar com a carga tributária podem resultar em dores de cabeça indesejáveis.

Pensando nisso, para que você entenda se essa é uma alternativa para você, vamos falar sobre o assunto!

O que é a consultoria fiscal?

A consultoria fiscal é uma prestação de serviços terceirizada. Ela proporcionará para a empresa uma visão externa quanto a sua vida tributária. A partir dessa visão, o profissional ou empresa contratada irá apontar direcionamentos para melhorias nesse sentido.

Sendo assim, a consultoria fiscal é uma prestação de serviços que irá regular os procedimentos da empresa contratante. Assim, ela conseguirá cumprir corretamente todas as obrigações fiscais. Paralelamente, essa consultoria busca apontar alternativas para redução de custos com a carga tributária de maneira legal.

O que faz uma consultoria fiscal?

Como a consultoria fiscal se trata de um serviço oferecido por diferentes empresas, seu modo de atuação é variável. Contudo, existem alguns procedimentos recorrentes no que é oferecido, alguns são:

  • Analisar procedimentos fiscais que ofereçam oportunidade de economizar no recolhimento de impostos;
  • Orientar a empresa no sentido de uma estratégia para reduzir as cargas tributárias;
  • Avaliar o uso estratégico de incentivos fiscais públicos para redução nos impostos;
  • Investigar documentos da empresa para verificar se existem direitos não exercidos por ela a fim de anular conflitos com o fisco e medidas semelhantes;
  • Providenciar as documentações fiscais necessárias para a empresa;
  • Reduzir o impacto tributário nos negócios a partir da implementação de redução nas cargas fiscais de maneira legal e evitando o pagamento de multas desnecessárias;
  • Elaborar, junto a empresa, um planejamento tributário, abrangendo as melhores estratégias e orientações para manter um maior controle sobre a rentabilidade do negócio, gerenciar crise e outras questões que se relacionem com o fisco.

Quando uma empresa deve contratar uma consultoria fiscal?

A consultoria fiscal pode ser uma medida interessante para qualquer empresa que não tenha um setor ou profissionais específicos e competentes para lidar com isso. Alguns dos sintomas que indicam que está na hora de contratar esse tipo de consultoria ocorrem quando o empreendimento apresenta irregularidades fiscais, tem destinado grande quantia de seus rendimentos aos tributos, tem conflitos fiscais, dentre outros problemas do gênero.

Agora você sabe o que é uma consultoria fiscal e o que ela faz. Como se trata de um serviço de muita responsabilidade, é importante lembrar que, antes de contratar uma consultoria, deve-se averiguar sua reputação, regularidade e proposta.

Esse artigo te ajudou? Então continue a se informar sobre diversos assuntos fundamentais para o gestor de empresas seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados