O termo gestão de projetos é recorrente no mundo dos negócios. Diante disso, alguns empreendedores podem ter dúvidas sobre o que é gestão de projetos e se é algo aplicável ao seu negócio.
Diferente de outros tipos de gestão, como a gestão de pessoas, a financeira, de processos e afins, a gestão de projetos nem sempre é aplicável em uma empresa. Mesmo quando ocorre, ela é pontual e não permanente. Entenda a seguir o que é gestão de projetos e outras informações úteis sobre o assunto!
Você sabe o que é um projeto no âmbito empresarial?
Antes de esclarecer sobre o que é gestão de projetos, é fundamental entender melhor do que se trata um projeto no cenário corporativo. Ouvimos falar de projetos em diferentes contextos de nossas vidas, desde na educação à sua presença em ficções.
Todavia, presta-se pouca a atenção em seus aspectos formais. Em uma empresa, um projeto sempre será uma ação com início, meio e fim, isto é, temporária. Sua noção pode ser confusa, pois muitas vezes um projeto implementa algo que virá a se tornar um processo.
Geralmente, um projeto é utilizado para implementação de uma novidade, para realizar uma mudança ou para produzir um produto único, a exemplo de um edifício. Por isso, os projetos e a gestão de projetos é mais recorrente nas áreas empresariais que atuam com esse tipo de produto, que sempre será único em cada construção.
Todavia, qualquer empresa pode ter um projeto dentro de um determinado contexto, como já foi mencionado, para implementar algo novo ou para uma ação temporária. Justamente por não estar no escopo da rotina empresarial, é importante ter uma gestão a parte nesse tipo de ação.
O que é gestão de projetos?
Agora que você já sabe do que se trata um projeto, a resposta sobre o que é gestão de projetos se torna previsível. Trata-se de medidas e esforços para gerenciar a implementação de um projeto.
Sendo assim, a gestão de projetos pode ser entendida como um conjunto de práticas, competências e ferramentas utilizadas para planejar, executar, acompanhar e avaliar um projeto. Mais do que isso, ela visa garantir que os resultados sejam satisfatórios, realizados dentro do prazo e orçamento estabelecidos.
Essa gestão pode ser aplicada a diferentes proporções de projeto, o que irá determinar a quantidade e nível de especialidade da equipe a ser envolvida. Diferente dos processos empresariais, a gestão de projeto pode envolver profissionais de diferentes setores trabalhando conjuntamente nessa gestão durante o período de execução do projeto.
O que a gestão de projeto envolve?
A gestão de projetos é mais recorrente em alguns nichos de negócio, como empresas que promovem inovações constantes ou trabalham com aspectos pontuais. Entretanto, ela sempre poderá ser usufruída por outras empresas quando couber.
Resumidamente, esse tipo de gestão envolve a implantação da proposição inicial do projeto, seu planejamento, execução, acompanhamento e encerramento. Para lidar com cada um desses momentos, as áreas envolvidas na gestão de projetos são a de integração, escopo, custos, qualidade, aquisições, recursos, comunicações, risco, cronograma e partes interessadas.
De maneira resumida, essas são algumas das principais informações sobre o que é gestão de projetos. Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Acha que pode ser algo útil para o seu negócio? Compartilhe sua opinião nos comentários!