Os pequenos negócios são populares por dois fatores: o crescimento da quantidade desse tipo de empreendimento nos últimos anos e a alta taxa de falência desses mesmos negócios em um período relativamente curto. A falta de conhecimento na gestão de pequenas empresas é um dos motivos desse contexto.
É comum que os pequenos empreendimentos surjam mais por necessidade do que por oportunidade. Por isso, muitos dos donos desse tipo de negócio desconhecem os princípios de gestão necessários para fazê-lo crescer ou ao menos se estabilizar. Contudo, todo tipo de negócio precisa da gestão para funcionar.
A seguir vamos trazer alguns pontos fundamentais que devem ser considerados na gestão de pequenas empresas. Confira!
A base da gestão de pequenas empresas é o “autoconhecimento”
Não estamos aqui falando de autoconhecimento ao nível subjetivo, mas de conhecimento sobre o negócio. É fundamental para empresas de qualquer porte o conhecimento sobre todas as suas características projetadas e/ou reais.
Esse conhecimento deve considerar tanto fatores internos quanto externos. Isto é, além de conhecer como vêm atuando ou como pretende atuar, é preciso levar em consideração todo o contexto no qual a empresa está inserida: mercado, nicho, concorrência, clientes, etc.
Planejamento estratégico e planos de ação
O conhecimento aprofundado sobre a empresa e seu contexto auxiliará na elaboração do documento mais importante de um empreendimento: o planejamento estratégico. Ele funciona como um norte que determina onde a empresa deseja chegar.
No planejamento estratégico são considerados todos os setores e colaboradores da empresa, a fim de alinhar a atuação de todos eles em direção ao objetivo estabelecido. Em sua elaboração, o planejamento deverá conter, portanto:
– Objetivos e metas;
– Estratégia de negócio;
– Prioridades da empresa;
– Desenho da organização;
– Plano de desenvolvimento de pessoas;
– Gestão dos recursos;
– Previsão para acompanhamento e avaliação.
Cada um desses elementos deve conter informações detalhadas e poderão ser enriquecidos com subtítulos ou outros elementos pertinentes ao negócio. A partir do planejamento estratégico, deve-se elaborar planos de ação, voltados às linhas de atuação da empresa, de modo a estabelecer como o objetivo estabelecido será alcançado.
Pessoal, clientes e finanças: pontos fundamentais na gestão de pequenas empresas
Pequenos empreendimentos podem prescindir de algumas ferramentas devido ao seu porte. Mas, deve-se considerar que todo negócio, mesmo o mais informal, precisa lidar de maneira excelente com clientes, finanças e pessoal.
Isso porque nenhuma empresa funciona sem isso, e lidar bem com algo no contexto dos empreendimentos é gerir bem aquilo que se relaciona com ele. No caso do pessoal, isto é, das pessoas que trabalham na empresa, deve-se investir na gestão de pessoas.
Já para tratar dos clientes, é importante ter atuações voltadas para o marketing visando a divulgação, fidelização e relacionamento com o cliente de modo geral. Quanto às finanças, não há maneira de simplificar os diferentes elementos necessários à sua gestão, como fluxo de caixa, rentabilidade, lucratividade, pró-labore, dentre outros.
Cada um desses elementos deve ser considerado no planejamento estratégico e nos planos de ação, que são a bússola do negócio. Fora isso, há algo que talvez deveria estar em primeiro lugar no que se refere à gestão de pequenas empresas: a necessidade de qualificação do dono da empresa para a gestão.
Para escolher, implantar e monitorar as diversas ferramentas de gestão que auxiliam na sobrevivência e sucesso do negócio, não basta vocação ou boa vontade: é preciso conhecimento. Além disso, esses conhecimentos devem ser voltados para a prática e realidade do negócio em questão.
Agora que você sabe disso, não perca tempo: conheça os cursos do IDEBRASIL e qualifique-se para gestão de pequenas empresas!