Temos o costume, talvez cultural, de buscar o caminho mais fácil para as mais diversas coisas. Entretanto, muitas vezes, o que é aparentemente vantajoso pode ser uma armadilha: esse é o caso de usar um planejamento estratégico pronto.
O planejamento estratégico é um dos documentos mais importantes da empresa, pois ele serve de base para os demais e também para todos os seus procedimentos. Dessa maneira, um bom planejamento estratégico irá determinar as possibilidades de sucessos dos processos empresariais e do resultado geral do negócio.
Esse documento é, basicamente, um perfil detalhado do negócio, um mapa de sua atuação e, por esse motivo, precisa ser elaborado pensando nele, a partir de suas particularidades. Por isso não é uma boa ideia usar um planejamento estratégico pronto. A seguir vamos mostrar com mais detalhes os motivos.
1. Usar um planejamento estratégico pronto é como usar uma identidade falsa
Um dos primeiros pontos fundamentais do planejamento estratégico é a definição da visão, missão e valores da organização. Esses elementos, embora possam parecer banais à primeira vista, determinam a identidade da empresa e irão influenciar o seu tipo de gestão, o perfil dos colaboradores ideais para o negócio e até mesmo o público alvo.
Sendo assim, eles precisam ser criados conforme a própria empresa, destacando o seu diferencial, aquilo que faz dela única.
2. O planejamento estratégico envolve um estudo apurado do negócio
Nenhum negócio é exatamente igual ao outro, mesmo que atuem no mesmo nicho: é por isso que existe concorrência. Portanto, a elaboração do planejamento estratégico envolve o estudo do empreendimento, desvelando todos os detalhes dos seus aspectos internos, identificando suas potências e seus desafios.
Ao utilizar um planejamento estratégico pronto, a empresa perde a oportunidade de se conhecer, aprimorar e atuar conforme a sua própria realidade. Nem é preciso dizer quantos problemas isso irá gerar com o tempo.
3. A análise do ambiente pode ser um diferencial perdido no uso de um planejamento estratégico pronto
Quando falamos em realidade, precisamos lembrar que ela é composta por pontos de vista. Sendo assim, a análise do mercado externo, da concorrência e dos clientes em potencial precisa ser feita por cada empresa, de acordo com suas premissas.
Caso contrário, ela usará os óculos de outras empresas para lidar com o entorno. Consequentemente, acabará parecendo uma cópia de outro empreendimento, afinal, é sua atuação diante do ambiente externo o que mais se visualiza.
4. Trabalhar com objetivos alheios é pouco motivador e eficiente
Dentre os pontos mais importantes de um planejamento estratégico está o estabelecimento de objetivos e metas em curto, médio e longo prazo, assim como dos prazos e maneiras de alcançar esses objetivos e metas.
Os objetivos necessariamente devem estar alinhados com a identidade do negócio, inclusive para garantir a motivação dos empreendedores e a disseminação dessa motivação para os demais colaboradores.
Tentar trabalhar com objetivos e metas determinados por outra pessoa, além de ser desanimador, pode ser muito conflituoso, a não ser que ocorra uma coincidência extrema entre a natureza das empresas e gestores.
Poderíamos listar vários outros problemas de se utilizar um planejamento estratégico pronto. Mas vamos apenas ressaltar que a busca por um planejamento estratégico pronto já revela um grave problema: a falta de qualificação do gestor.
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