O estudo de viabilidade geralmente é, ou ao menos deveria ser, realizado antes da abertura de uma empresa. Ele é uma ferramenta fundamental para verificar as perspectivas reais de um negócio diante do mercado.
No entanto, se engana quem pensa que um estudo de viabilidade só é válido para a abertura de novas empresas. Projetos inovadores, expansão de negócios e outras mudanças em uma organização também poderão se beneficiar dele. A seguir vamos esclarecer sobre o assunto.
O que é o estudo de viabilidade?
O estudo de viabilidade é uma ferramenta capaz de projetar um negócio, produto, serviço ou projeto no mercado, de modo a prever o seu comportamento, aplicabilidade e possíveis retornos. Ele pode avaliar quais são as condições necessárias para que um empreendimento seja rentável. Sendo assim, suas informações podem ser utilizadas de maneira estratégica para mudanças relevantes no negócio, a fim de melhor aproveitar o seu potencial.
O que o estudo de viabilidade envolve?
Uma das principais ações de um estudo de viabilidade é testar a aceitação de um novo produto, marca ou serviço pelos clientes. Isso é realizado a partir de pesquisas e análises mercadológicas, pautado em um diagnóstico detalhado sobre sua colocação diante do ramo de atuação e região.
A partir disso, é possível verificar aspectos que influenciarão as finanças da empresa, de modo a identificar sua viabilidade. Essas informações também proporcionarão subsídio para melhorias no negócio ou objeto do estudo de viabilidade, antes de seu lançamento ou mesmo após, para qualificar os resultados da empresa.
Um estudo de viabilidade também se utiliza de diferentes variáveis financeiras, como VPL, TIR e Payback. Essas variáveis permitem verificar a sustentabilidade financeira da empresa conforme itens requisitados pelos bancos, assim como a partir da projeção de cenários e planos de ação que visam equilibrar a previsão de receitas e o retorno sobre o capital.
Quando fazer um estudo de viabilidade?
Como já sinalizamos, o estudo de viabilidade é indispensável antes do lançamento de um novo negócio. Em casos extremos, seus resultados podem até mesmo eliminar a viabilidade do negócio proposto, ao menos dentro de um determinado contexto. Contudo, não é só nessa situação que ele é útil.
O estudo de viabilidade é fundamental para avaliar os potenciais de expansão de um negócio já existente ou para a promoção de mudanças e inovações nas empresas. Ele sempre irá revelar o real potencial daquilo que foi planejado e permitir que as propostas sejam aprimoradas antes de serem concretizadas.
Dessa maneira, o negócio se torna mais seguro, não apenas internamente, mas também para investidores, parceiros e bancos. Ademais, a previsibilidade no contexto dos empreendimentos é sempre bem-vinda, principalmente quando ela diz respeito a retornos positivos e lucros.
Portanto, de maneira resumida, o estudo de viabilidade é uma ferramenta fundamental para novos negócios ou inovações em uma empresa já existente, que permite prever seu potencial para o sucesso e, diante de suas informações, implantar melhorias na proposta inicial.
Entretanto, é importante ressaltar que, por envolver alguns conceitos e cálculos financeiros complexos, o ideal é que esse estudo de viabilidade seja realizado por profissionais especializados na área em conjunto com a gestão da empresa.
Continue se informando sobre outros assuntos de interesse do gestor de empresas seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!