Os vídeos empresariais eram difundidos entre os empreendedores principalmente para fins institucionais, de treinamento e afins. Atualmente, contudo, eles ganharam novas funções diante da nova geração de consumidores.
Conectados online na maior parte do tempo, sem paciência para intervenções invasivas de publicidade ou para leitura, em muitos casos, os novos consumidores exigem novas estratégias da empresa para alcançá-los. Os vídeos empresariais têm sido uma das mais bem-sucedidas atualmente. Saiba mais!
O que são os vídeos empresariais?
Vídeos empresariais são produções audiovisuais, que atualmente podem adquirir diversos formatos e atender a diferentes objetivos. Ao pensar sobre eles, o gestor deve visualizar mais do que o produto final, mas todo o trajeto para que o vídeo fique pronto.
Ele sempre estará inserido em uma estratégia e, portanto, o seu ponto de partida é o objetivo. Com base nisso, escolhe-se um gatilho, um tema, um estilo, desenvolve-se o roteiro e produz-se o conteúdo audiovisual. Mais do que isso, é preciso pensar também nos meios de divulgação do vídeo para que ele chegue a quem interessa.
Sendo assim, a produção dos vídeos empresariais precisa entender o público ao qual se direciona e que deseja conquistar. Alguns dados auxiliam nisso, tais como:
– Faixa etária;
– Sexo;
– Status social;
– Mídias mais acessadas;
– Hobbies e lazer;
– Tipo de linguagem;
– Profissão e nível hierárquico;
– Problemas e desafios.
Informações como estas irão auxiliar tanto na elaboração do roteiro, quanto no planejamento para divulgação do conteúdo audiovisual produzido. É importante considerar, como já mencionamos, que atualmente o consumidor não se dispõe a comprometer o seu tempo com conteúdos empresariais.
Portanto, caso o vídeo tenha o marketing como finalidade, deverá ter uma duração breve e/ou conquistar a atenção do cliente nos primeiros segundos de exibição.
Tipos de vídeos empresariais
Vídeo Marketing
O vídeo marketing é um tipo de vídeo empresarial que tem como foco oferecer um conteúdo útil ao cliente em potencial, ao mesmo tempo em que estabelece o seu contato com a empresa. Eles são uma alternativa aos conteúdos no formato de texto que têm a mesma finalidade.
Estudos de caso e depoimentos
Esses tipos de vídeos empresariais permitem que o cliente em potencial visualize uma situação real de alguém que contratou os produtos ou serviços da empresa e seus resultados. Mas, cada um manifesta isso de uma maneira diferente.
O depoimento é mais direto: um cliente relata sua experiência e nível de satisfação com a empresa. O estudo de caso é um pouco mais complexo, ele apresenta mais detalhes sobre o que foi contratado e como isso, a partir de dados sólidos e evidências, contribuiu para o cliente.
Vídeos animados
Os vídeos animados se diferenciam principalmente pelo estilo e podem ter uma produção mais simples e econômica. Eles se utilizam desde um amparo visual parecido com o PowerPoint até animações um pouco mais complexas.
Geralmente são conteúdos rápidos que apresentam elementos gráficos, palavras e narrativa em interação, para explicar ou demonstrar algo ao cliente. Dessa maneira, podem ser utilizados para diversas finalidades.
Além desses tipos de vídeos empresariais, existem outros mais tradicionais, como os vídeos de vendas, que se aproximam da publicidade tradicional, ou os vídeos institucionais, já muito difundidos entre as empresas.
O fundamental não é se enquadrar em um tipo de vídeo, mas ficar atento aos dados que fundam o vídeo, como os que foram destacados no início. Para que eles sejam realmente efetivos, os vídeos empresariais devem estar inseridos em uma estratégia de marketing.
Amplie agora mesmo seus conhecimentos sobre a importância desse setor lendo também o artigo: Entenda a importância de profissionalizar o marketing empresarial!