|
A falta de cuidado com o setor operacional é um problema para muitas empresas. Isso porque, pelo fato de ele ser responsável pelos “finalmentes” do negócio, sua gestão pode acabar esquecida, como se não houvesse nada mais a ser feito sobre ele.
Pensando nisso, a seguir vamos falar do que se trata o setor operacional e sua função. Esses são conhecimentos fundamentais para entender a importância de bem gerenciar essa área!
O que é o setor operacional de uma organização?
O setor operacional de uma empresa é tão complexo quanto o administrativo e por motivos muito próximos. Assim como a área considerada o “cérebro” da organização, o setor operacional pode apresentar diferentes direções de atuação. Além disso, ele se relaciona com todos os demais setores.
Mas, mais do que isso, ele é a área de ponta da empresa. O que isso quer dizer? Quer dizer que ele está na superfície do negócio. Portanto, é aquilo que é mais visível e com o qual os clientes entram em contato direto. O setor operacional concretiza tudo o que foi idealizado pelo negócio. Assim, é uma área decisiva para o sucesso do empreendimento.
Quais as principais funções do setor operacional?
O setor operacional é aquele que lida com o fazer da empresa. Isso inclui diversas atividades de acordo com o tipo de negócio. Alguns exemplos são a produção, logística, gestão de recursos materiais e vendas. Dessa maneira, ele é o que dá a forma final ao produto ou serviço até a entrega ao cliente.
Para viabilizar essas funções, algumas atividades comuns a esse setor são:
- Gestão da rotina de operações e entregas de produtos e serviços;
- Análise das atividades quanto à qualidade e cumprimento de prazos, metas, etc;
- Gestão do desperdício na produção e prestação de serviços;
- Identificação e notificação sobre problemas nos processos operacionais;
- Visualização e sugestão de melhorias nos processos.
Por que a gestão do setor operacional é importante para a empresa?
O simples fato de o setor operacional ser aquele que mais diretamente se relaciona com o cliente seria suficiente para justificar a importância de sua gestão. Caso essa área do negócio não seja bem administrada, todo o trabalho estratégico e tático pode acabar desperdiçado. Afinal, de que adianta ótimas ideias e planos que, na prática, não são bem aplicados?
A gestão do setor operacional visa garantir que isso não aconteça. Que aquilo que foi determinado estrategicamente seja realizado de fato, a partir do acompanhamento e avaliação das ações rotineiras. A gerência das operações tem como um dos principais desafios garantir o alinhamento e integração entre processos que terão como resultado o objetivo fim da empresa.
Isto é, ela tem como missão garantir que a entrega de resultados corresponda às expectativas do negócio. Ademais, por prezar pela qualidade, agilidade, produtividade e afins. A gestão dessa área também tem impacto positivo na satisfação do cliente: ele recebe um produto ou serviço melhor e mais rápido.
Diante disso, a gestão do setor operacional é o que irá garantir que todo o trabalho da empresa não foi feito em vão. Ela irá assegurar que a imagem da empresa seja refletida de maneira positiva em todos os seus níveis, inclusive naquele que é mais evidente.
Como está o setor operacional da sua empresa? Tudo anda funcionando direito? Compartilhe conosco nos comentários!