Ter sucesso no trabalho em equipe nas empresas é uma dificuldade de muitos negócios. Afinal, tem-se uma porção de profissionais diferentes em diversos aspectos e que devem reunir esforços rumo a um mesmo objetivo.
A tendência, contudo, é que cada um atue a sua maneira, priorize os próprios objetivos e crie resistências e/ou preferências em relação aos outros. Nada disso favorece o trabalho em equipe nas empresas, que tem sua importância justificada por várias razões. A seguir, vamos esclarecer sobre o assunto.
O que é, realmente, o trabalho em equipe nas empresas?
Por mais que pareça óbvio, a verdade é que a ideia de equipe é muito confundida com a ideia de grupo. Esses conceitos são muito diferentes, e é justamente por atuar mais na lógica do grupo do que na da equipe que muitas empresas falham.
O grupo é um conjunto de pessoas reunidas por afinidade e com um objetivo em comum. No entanto, no grupo, cada um está ali por sua própria conta. Por exemplo, quando uma variedade de pessoas vão a um jogo de futebol torcer por um time, elas são um grupo com afinidades (o time pelo qual torcem e que desejam que vença) e objetivos (assistir o jogo) em comum.
Já a equipe tem uma dinâmica mais complexa. Além de ter afinidades e objetivos em comum, a equipe atua para alcançar esses objetivos de maneira conjunta. Retomando o exemplo, enquanto o grupo é a torcida, a equipe seria o time de futebol. De maneira semelhante ao time, as possibilidades de vencer e ter sucesso de uma equipe dependem de uma boa “gerência”, de seu entrosamento e distribuição estratégica de talentos.
Portanto, o trabalho em equipe nas empresas é muito mais do que a reunião de vários profissionais atuando em suas funções. Ele começa antes mesmo que se tenha esses profissionais, a partir da idealização e elaboração de perfis favoráveis às equipes necessárias ao empreendimento.
Por que o trabalho em equipe nas empresas é importante?
A importância do trabalho em equipe nem sempre foi conhecida pelas empresas. Em épocas passadas, era predominante a valorização de habilidades e competências individuais, sem considerar o grupo ao qual o empregado iria se inserir.
Atualmente, o reconhecimento de que a atuação da equipe prevalece à individual para proporcionar resultados melhores aos empreendimentos não é segredo. Portanto, empresas que contam com a área de gestão de pessoas esclarecida e profissional, valorizam mais o conjunto do que o indivíduo em todos os seus processos relacionados às pessoas.
Os principais motivos para isso são:
- Redução da competição e dos conflitos, por uma maior cooperação entre os colaboradores;
- Aumento do aprendizado individual e coletivo a partir da troca de experiências e ideias entre os profissionais;
- Melhores resultados gerados pela riqueza de conhecimentos e experiências que contribuem para os processos da empresa;
- Soluções mais criativas e inovadoras para os diversos problemas apresentados pelo negócio em seus diferentes níveis;
- Maior engajamento dos profissionais que passam a se sentir pertencentes a um grupo solidário e ativo.
Diante desses benefícios, quando o trabalho em equipe nas empresas realmente é alcançado, tem-se um melhor ambiente organizacional, o que favorece a produtividade do empreendimento e qualidade de vida dos colaboradores. Você acredita que a sua empresa, atualmente, consegue realmente colocar esse trabalho em equipe em prática? Conte sua experiência nos comentários.