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Quando o assunto é precificação, a primeira referência que vem em mente para muitos gestores é o lucro. Embora ele seja importante, não é o único e nem o principal elemento que define como calcular o preço de venda de um produto ou serviço.
Isso porque o raciocínio que parte do lucro pode, inclusive, prejudicar o alcance do dele pela empresa. A seguir vamos trazer alguns aspectos relevantes sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço de modo a favorecer a saúde financeira e o sucesso do negócio.
Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço: conheça todos os custos envolvidos
O conhecimento de todos os custos relacionados à produção ou prestação de serviços é o ponto mais importante da precificação. Isso permitirá não apenas decidir o preço final, mas rever processos, para o estabelecimento de valores que realmente tragam benefícios para o negócio.
Por isso, não há como calcular o preço de venda de um produto ou serviço com uma perspectiva simplista dos custos envolvidos nos processos empresariais. Os principais modos de sistematizar esses custos são:
Custos fixos e variáveis
Os custos fixos são valores que não variam de acordo com o produto, volume de produção e outras ações, a exemplo do aluguel do espaço. Custos variáveis são aqueles que se modificam de acordo com o contexto da produção, aquisições e comercialização, a exemplo da contratação de trabalhadores temporários em épocas de grande volume de vendas.
De modo geral, os custos fixos e variáveis abrangem todas as despesas da empresa, desde uma caneta até o pagamento de tributos. A identificação dos valores que são fixos e variáveis ajuda a entender as situações que demandam mudanças estratégicas, de modo a beneficiar a precificação.
Custos diretos e indiretos
Ainda é possível subdividir os custos em diretos e indiretos. Os diretos aqueles que estão relacionados à confecção dos produtos e prestação de serviços, e os indiretos com ações paralelas, como o investimento em marketing e vendas.
É fundamental lembrar que o pagamento do pró-labore deve estar incluído nos custos empresariais para que realmente se chegue a um preço final realista, de acordo com as condições do negócio. Dessa maneira, com a soma de todos os custos, chega-se ao Custo Total, que será a referência para calcular o preço de venda.
Como alcançar o lucro almejado a partir do preço de venda?
A maneira mais simples de calcular o preço de venda é somar os custos totais com a porcentagem de lucro desejada pela empresa. Por exemplo, se o custo total envolvido em um produto é 10,00, isto é, seu preço de custo, e deseja-se um lucro de 30%, o preço final seria 13,00.
No entanto, um dos pontos sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço é considerar também o contexto no qual a empresa está inserida. É preciso avaliar as práticas do mercado, os preços da concorrência, o poder de compra dos clientes.
A partir disso, é possível projetar como sua precificação pode gerar lucro, considerando também o posicionamento da empresa. É preciso fazer com que a inserção do lucro no seu preço final seja coerente com o valor agregado ao seu produto ou serviço, para evitar preços superiores ou inferiores ao que o cliente está disposto a pagar.
Sendo assim, embora a resposta mais simples para a dúvida sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço seja a fórmula: Custos totais + Lucro, a realidade é que essa definição exige estudo e análise de vários elementos para ser bem-sucedida.Você pode ampliar seu conhecimento sobre outros assuntos financeiros de interesse do gestor de empresas lendo o nosso e-book: EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA GESTORES.