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Você com certeza já ouviu falar muito em gestão estratégica. Porém, nem sempre essa fala é acompanhada de uma explicação sobre o que é e como aplicá-la em uma empresa. Dessa forma, muitas vezes ela é confundida com o planejamento estratégico.
Podemos começar esclarecendo que a gestão estratégica é uma proposta muito mais ampla do que o planejamento, embora ambos devam estar articulados. Ela é um modo de gerenciar todos os aspectos da empresa. Isto é, trata-se de uma ação fundamental, básica, enquanto o planejamento estratégico é uma das ferramentas de gestão.
A seguir você poderá entender melhor sobre o que é esse tipo de gestão e como colocar em prática na sua empresa!
O que é Gestão Estratégica?
Esse estilo de gestão consiste em gerenciar de forma articulada e harmônica os diferentes recursos e setores da organização. Sempre visando alcançar as metas e objetivos estabelecidos. É importante destacar que a ideia de “estratégia” está relacionada a uma previsão, isto é, uma visão de futuro.
Sendo assim, a gestão estratégica também funciona a partir desse olhar adiantado. Atua de modo a prever os horizontes possíveis do empreendimento dentro de um determinado período de tempo. Abrange as diferentes variáveis, de modo a definir seu direcionamento a partir disso.
Como adotar a gestão estratégica na empresa: 3 pontos fundamentais
A base da gestão estratégica envolve a capacidade do negócio em se adiantar em relação ao futuro. Para viabilizar isso é preciso realizar momentos prévios de análise antes da implantação, assim como um periódico acompanhamento posterior. Sendo assim, temos como principais pontos desse modo de gestão:
Diagnóstico
O diagnóstico envolve a análise e a avaliação do contexto presente do negócio em seus aspectos internos e externos. Para isso é necessário um levantamento de dados sobre a própria empresa, de modo a compreender como tem funcionado sua estratégia atual e identificar seus recursos, potenciais e fraquezas.
Paralelamente, é preciso fazer uma análise do mercado, geral e da concorrência que mais diretamente interfere no empreendimento. Pesquisas sólidas, mapeamentos, gráficos, planilhas e ferramentas são fundamentais nesse estágio. Ele é muito importante, pois dará subsídio para as etapas seguintes.
Elaboração do instrumento de gestão
A partir do diagnóstico realizado, deve-se formular um documento indicando pontos de modificação necessários. Definir metas e objetivos com base nos aspectos internos e externos ao negócio, como concorrência e afins.
Esse documento será a base para os próximos passos, portanto, deve vislumbrar ações e procedimentos para todos os setores, buscando que eles funcionem de maneira articulada e direcionada pelos objetivos e metas estabelecidos. Ele também deve incluir ações preventivas.
Implantação e acompanhamento
Após a elaboração dos documentos, é hora de colocar em prática o que está no papel. A única maneira de implantar de fato uma gestão estratégica é acompanhá-la periodicamente, de modo a verificar como está funcionando, caso contrário todo o trabalho terá sido em vão. Para o acompanhamento efetivo, é preciso se fazer algumas perguntas como:
- Os diferentes setores da empresa estão em harmonia?
- Os fluxos de comunicação estão funcionando?
- Os objetivos e metas estão sendo cumpridos?
- O orçamento está sendo respeitado?
- Houveram mudanças significativas após a implantação da gestão estratégica?
- Existem transformações necessárias nos documentos e/ou ações?
Esse modo de gestão te permitirá visualizar o potencial competitivo da empresa, suas oportunidades, fragilidades, assim como a condição real dos recursos que seu empreendimento dispõe para lidar com seus potenciais e desafios.
Esse texto te ajudou a entender mais sobre a gestão estratégica? Deixe um comentário com as suas impressões e dúvidas!