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O marketing empresarial é uma ferramenta fundamental para o sucesso de um negócio, no entanto, mesmo entre os empreendedores que já estão no mercado há algum tempo, existem aqueles que não entendem muito bem a importância dele ou subestimam sua importância.
Isso acontece porque o marketing de uma empresa pode ser confundido com a propaganda ou qualquer modo de divulgação. Contudo, quando falamos em marketing empresarial estamos falando de mais do que ações isoladas, mas de uma estratégia que articula e direciona ações de modo a fortalecer o negócio e propiciar maiores possibilidades para o seu crescimento.
Para isso, necessariamente, é preciso profissionalizar as ações de marketing. A seguir você poderá entender melhor por que essa ferramenta é tão importante.
O marketing empresarial gera valor para a marca e fideliza clientes
Um dos grandes diferenciais de um marketing profissionalizado em uma empresa é que ele tem como finalidade mais do que aumentar as vendas. Por que isso é relevante? Dentre outros motivos, é porque aumentar as vendas a partir de uma ação específica não significa que seus clientes ficarão satisfeitos com o resultado e que se tornarão fiéis a marca. Todavia, os gastos com as ações serão certos!
Mais do que vender muito, é preciso que a estratégia de marketing contribua para agregar valor à marca, isto é, fazer com que os clientes desejem continuar a consumir os produtos e serviços da sua empresa. Dessa maneira, economiza-se com as ações promocionais, uma vez que o público consumidor do estabelecimento será mais estável e ele mesmo contribuirá para divulgar o nome da marca.
Só uma estratégia bem elaborada, que estude o cliente, domine as possibilidades do produto e considere o mercado, será capaz de implementar ações que aumentam suas vendas ao mesmo tempo em que valorizam o seu negócio, trazendo resultados mais efetivos.
A profissionalização do marketing em uma empresa garante a visualização dos resultados
Outro grande diferencial de ter o marketing empresarial enquanto uma ferramenta profissional para o negócio é saber o resultado que ele está gerando. Muitas empresas fazem propagandas e promoções que aparentemente geram resultados instantâneos, mas não mensuram se houve realmente benefícios vitalícios originados dessas ações ou os seus efeitos em médio e longo prazo.
A profissionalização do marketing resolve esse problema, pois as estratégia sempre incluirão meios de acompanhamento e avaliação, com métricas definidas e análises periódicas que permitem entender como cada uma das ações funcionou na prática, quais os resultados reais que elas estão apresentando e qual é a perspectiva de duração desses efeitos.
Como você com certeza percebeu, para realizar o marketing empresarial de maneira profissional é preciso ter o domínio de diversas estratégias tanto para implementação das ações quanto para o acompanhamento e avaliação delas.
Isso envolve pesquisas diversas, estabelecimento de objetivos e fatores-chave que serão definidos como métricas, elaboração de relatórios e gráficos, conhecimento sobre os meios de circulação ideais para colocar as ações em prática, dentre outras questões. Com isso, não resta dúvidas de que o verdadeiro marketing não pode ser feito de modo amador.
O empreendedor que desejar colher os benefícios de um bom marketing de empresas precisa estar disposto a se capacitar para isso, ter profissionais qualificados responsáveis por esse setor ou, ainda, terceirizar o serviço.
Como você tem lidado com o marketing na sua empresa? Está funcionando? Compartilhe suas experiências com outros leitores nos comentários!