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Ampliar os conhecimentos sobre como organizar uma empresa por setores é importante para negócios em qualquer nível. Mesmo que uma empresa já tenha seus setores aparentemente definidos, revê-los pode ser uma estratégia interessante para otimizar os processos e investimentos.
Isso é verdade, inclusive, porque nem sempre as áreas de atividade de uma empresa foram definidas da melhor maneira. Outra situação em que esse conhecimento é fundamental e muitos gestores desconsideram são nas pequenas e médias empresas.
Não se deve pensar que equipes e estruturas de negócio menores escapam dessa necessidade. Essa definição será fundamental para que o empreendimento flua e tenha chances de sucesso. Por isso, a seguir vamos listar algumas dicas sobre como organizar uma empresa por setores. Confira!
Como organizar uma empresa por setores fazendo as perguntas certas
Se você prestar a atenção, vai perceber que os diferentes setores de uma empresa são configurados de acordo com a reposta para certas demandas. Diante disso, é possível pensar na organização deles tomando por base algumas perguntas:
– O que fazer?
Isto é, a tarefa que será executada por aquele setor.
– Por que fazer?
Procura-se justificar a importância da tarefa a ser executada.
– Como fazer?
Essa pergunta projeta os procedimentos necessários para realizar a tarefa identificada.
– Quem irá fazer?
Aqui se identificam os responsáveis pela tarefa necessária, considerando os diferentes níveis de atuação que a tarefa poderá desenvolver.
– Qual a periodicidade?
Nesse ponto, procura-se mensurar o período de realização da tarefa, suas metas e prazos conforme o cotidiano da empresa.
– Onde será realizada a atividade?
Decide-se aqui onde a tarefa será realizada.
– Quais os custos envolvidos?
Por fim, mensura-se quais serão os custos envolvidos no possível setor a partir do que foi identificado nas respostas anteriores.
Essas perguntas aparentemente simples permitem pensar como organizar uma empresa por setores. Entretanto, diante dessa finalidade, deve-se respondê-las da maneira mais detalhada possível.
É claro que uma empresa compreende um certo número de atividades e tarefas. Sendo assim, antes de fazer a primeira pergunta, você deve separar a atividade principal do seu negócio para entender quais serão as tarefas relacionadas a ele.
Outras medidas auxiliares sobre como organizar uma empresa por setores
Como comentamos anteriormente, as perguntas que listamos são capazes de definir os setores necessários a uma empresa e a respectiva estrutura deles. Todavia, antes disso, você precisará desenvolver um certo conhecimento do próprio negócio, de modo a ser capaz de responder essas perguntas.
Alguns instrumentos que poderão ajudar nesse sentido são:
– Estudo aprofundado quanto ao próprio negócio;
– Plano de negócios;
– Análise de demanda;
– Organograma e fluxograma.
Esses documentos vão te ajudar a entender como seu negócio está atualmente ou como ele foi inicialmente projetado. A partir disso, utilizando as perguntas, será possível definir setores mais estruturados e funcionais.
Com isso, finalizamos as nossas dicas sobre como organizar uma empresa por setores. Diante da necessidade de maiores conhecimentos sobre ferramentas e estratégias de gestão para cumprir bem esse desafio, não deixe de conferir e acompanhar outros textos seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!