A compreensão do risco de mercado é indispensável para investidores de um modo geral e muito importante para as empresas. Como você já deve saber, o mercado financeiro não é uma área estática. Ele sofre mudanças recorrentes, algumas que ocorrem do dia para a noite e poderão interferir até na vida das pessoas.
Diante disso, é natural que essas mudanças influenciem ainda mais em todos os setores relacionados com o mercado. Os empreendimentos como um todo se incluem nesse contexto, de modo que o planejamento e atuação de uma empresa precisa ter essa perspectiva em mente. Saiba mais sobre risco de mercado!
O que é risco de mercado?
Inevitavelmente, todo negócio está relacionado ao mercado financeiro e poderá sofrer impactos por suas oscilações, maiores ou menores, conforme a área afetada. O risco de mercado lida com essa situação, procurando projetar e se prevenir em relação a essas oscilações.
É importante essa atenção e acompanhamento, pois o risco de mercado é conhecido também como risco sistêmico. Isso porque a oscilação no preço decorrente de certos eventos atinge sistematicamente todo o mercado.
Como avaliar o risco de mercado?
Avaliar o risco de mercado significa tentar definir o real impacto do risco para os afetados. Calculá-lo demanda: identificar o risco, averiguar a probabilidade de que ele realmente ocorra, mensurar o seu nível e projetar cenários para viabilizar a tomada de decisões referente ao que foi identificado.
É importante entender que essa medida não elimina o risco. Ela previne o negócio em relação a ele, preparando-o para lidar com a situação. Contudo, ainda assim essa ação é importante, pois caso o que era risco se concretize, talvez não dê tempo de lidar com a situação de maneira eficiente.
A análise do risco de mercado poderá ser elaborada a partir das seguintes perguntas:
-
O que é possível acontecer?
-
O risco identificado é tolerável?
-
É possível amortizar completamente o impacto do risco?
-
Quais seriam as consequências desse cenário para a empresa?
-
Quais medidas poderão controlar o impacto do risco para o negócio?
A gestão de riscos poderá ajudar a lidar com o risco de mercado
Para além do mercado financeiro, existem outros fatores de risco. Estes são próprios a uma empresa e precisam ser administrados a partir do que se chama de gestão de riscos. Essa área do negócio irá lidar com informações e fatores que circundam a empresa e refletem em seu andamento.
Sendo assim, se você ainda não tem essa prática, é interessante iniciá-la. Esse setor poderá lidar com o risco de mercado e todas as questões relevantes relacionadas ao assunto. É importante saber que avaliar e gerir riscos nem sempre é só uma prevenção. Afinal, isso poderá também revelar oportunidades de investimento, transformações e inovações para o empreendimento.
Ou seja, conhecer e acompanhar o mercado financeiro, não apenas trará mais segurança para o seu negócio, mas também permitirá a identificação de oportunidades!
Agora que você já sabe o que é risco de mercado e gestão de riscos, pode colocar em prática na sua empresa! Este artigo te ajudou? Então, continue se informando sobre assuntos de interesse do empreendedor seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!