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Todo grupo de pessoas reunido com um propósito ou ambiente comum, precisa de alguma orientação ou direcionamento em relação aos modos de interagir com o espaço e entidade que o relacionam. A cultura organizacional de uma empresa tem essa função.
A identidade corporativa de um negócio determina muitas coisas sobre ele, exercendo impacto principalmente sobre o seu capital humano. É justamente os elementos que conferem identidade ao empreendimento que chamamos de cultura organizacional de uma empresa.
A seguir, vamos esclarecer sobre o que ela é e sua importância. Confira!
O que é a cultura organizacional de uma empresa?
A cultura organizacional de uma empresa engloba as normas corporativas, escritas ou não, sua visão e valores. Esses aspectos são desenvolvidos a partir de processos internos e políticas, além de direcionarem e personalizarem o perfil da empresa, conferindo a ela uma identidade única e diferente.
Embora muitos não valorizem ou sequer conheçam bem o que é a cultura organizacional, ela é determinante, principalmente para nortear o capital humano do empreendimento. Desde o tipo de profissional que ela atrai até o modo de interação dos colaboradores com o negócio sofrem grande influência dela.
O motivo é que os elementos que compõem a cultura organizacional de uma empresa, sejam eles explícitos ou não, decididos ou não, oferecem um norte aos colaboradores sobre seu lugar e sua mobilidade na empresa.
A cultura organizacional de uma empresa, quando bem gerida, é capaz, portanto, de fazer com que os colaboradores atuem em harmonia, visando um objetivo em comum.
O que acontece quando a cultura organizacional de uma empresa não é efetiva?
Ainda que um negócio não tenha domínio sobre a própria cultura organizacional, é difícil falar que ele não tem uma. Isso significa que a cultura organizacional de uma empresa pode ser, simplesmente, ruim e desorganizada, prejudicando tanto os colaboradores quanto o próprio negócio.
Nesse contexto, a empresa lida constantemente com conflitos interpessoais, rotatividade de colaboradores, ineficiência das lideranças, dentre outros problemas. Naturalmente, isso repercute de maneira negativa na recepção do cliente, comprometendo também a imagem da empresa no mercado.
Empreendimentos sem uma cultura organizacional bem definida acabam atuando com profissionais com perfil inadequado para o seu negócio, não oferecem perspectivas de crescimento e valorização de recursos humanos e não cuidam em proporcionar um bom ambiente de trabalho.
A consequência é que os colaboradores também não se engajam com a empresa e todos os problemas mencionados e mais alguns se manifestam em sua rotina.
A importância e os benefícios da cultura organizacional de uma empresa
Diante do exposto, fica claro que a cultura organizacional de uma empresa é fundamental para garantir um rumo a atuação dos profissionais, evitar conflitos interpessoais e proporcionar um bom ambiente de trabalho.
Tudo isso contribui para que eles, de fato, colaborem com a empresa, atuando de maneira mais engajada e comprometida com o negócio. Os benefícios que uma cultura organizacional eficiente proporciona ao negócio são diversos, tais como:
- Profissionais mais motivados e engajados com o empreendimento;
- Maior potencial para retenção de talentos;
- Ações de recrutamento e seleção mais assertivas;
- Aumento da produtividade dos colaboradores.
Ao observar esses benefícios e tudo o que trouxemos sobre a cultura organizacional de uma empresa, fica claro que ela é indispensável para garantir uma aplicação efetiva do capital humano, recurso de base para o funcionamento de um negócio. Agora, compartilhe conosco: como está a cultura organizacional da sua empresa? Deixe um comentário!