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Entender como fidelizar o cliente é um desafio com o qual todo empreendedor precisa lidar. Afinal, todo um investimento é realizado para atrair consumidores até o negócio. A maneira de otimizar o recurso investido é criar estratégias para que esses clientes permaneçam fiéis ao negócio.
A verdade é que existem diversos benefícios em fidelizar os clientes que, caso os gestores conhecessem, fariam questão de tornar essa tarefa uma das prioridades do negócio. Será que você já entende todas as vantagens que fidelizar os clientes podem trazer ao seu empreendimento? A seguir vamos falar sobre isso.
O que é fidelizar o cliente?
Falamos que fidelizar o cliente é mantê-lo conectado ao seu negócio. O que isso quer dizer? Que a sua empresa terá conquistado o consumidor o suficiente para que, quando ele precisar novamente do produto ou serviço oferecido, busque diretamente pelo seu negócio.
Mais do que isso, a fidelização também faz com que a sua marca fique na ponta da língua do cliente. De tal maneira, quando conhecidos e contatos apresentarem um problema que a sua empresa é capaz de resolver, ele irá indicá-la.
É importante que você entenda que essa atitude do cliente não dependerá do preço do seu produto ou serviço. Você pode pensar, por exemplo, em marcas como a Apple: ainda que seus produtos sejam mais caros, os clientes conquistados até enfrentam filas para comprar! Mas, qual o motivo disso? Como fazer com que o seu público tenha essa relação fortalecida com a sua marca?
A importância da capacitação em marketing para fidelizar o cliente
Como já mencionamos, o preço final de um produto ou serviço está longe de ser o elemento mais relevante para a fidelização. Promoções e preços baixos podem ser atrativos momentâneos para que um público se disponha a conhecer uma nova empresa e outras situações pontuais. Contudo, são insuficientes para conquistar.
A conquista do cliente diz respeito a uma relação. Como toda relação, ela é construída com o tempo e com atitudes. No que se refere ao universo dos empreendimentos, o sucesso nas relações também depende do conhecimento certo!
Para aprender a fidelizar o cliente da maneira correta, o conhecimento necessário está compreendido na área do marketing. Muitos gestores desconhecem a amplitude do que o marketing significa. Essa área abrange muito mais do que propagandas e maneiras de divulgar uma marca.
Ela compreende estratégias de construção de relacionamentos e é a partir disso que você atrai novos clientes, torna a sua marca conhecida, constrói a reputação da sua empresa e conquista os clientes, isto é, fideliza eles.
Sendo assim, será o marketing o responsável por criar estratégias específicas, de modo que a sua empresa encante os clientes, os parceiros e o mercado, garantindo solidez a sua marca. Para que isso funcione perfeitamente, é preciso que o gestor e todos os colaboradores estejam afiados com essas estratégias empreendidas.
Isso porque, como estamos falando de relação, não basta que um setor ou canal se relacione bem com o cliente e funcione conforme os objetivos de encantá-lo. Cada processo e contato da empresa com o consumidor deverá ser coerente com isso.
É por essa razão que a capacitação nessa área é importante, a fim de que o negócio se torne capaz de fidelizar o cliente. Em uma boa qualificação em marketing, os interessados acessarão conhecimentos como:
– Conceito de Marketing;
– Finalidade da Publicidade;
– Componentes da Publicidade;
– Fluxograma do Marketing;
– Como desenvolver pesquisas para o marketing (objetivo, métodos, tipos de perguntas, desenvolvimento, aplicação, análise, etc);
– Fatores de influência no comportamento do cliente;
– Como elaborar e aplicar um Plano de Marketing.
Você pode dar o primeiro passo em direção a capacitar o seu negócio para fidelizar o cliente com qualidade, sendo prático e com base em conhecimentos confiáveis. Acesse o site do IDEBRASIL e conheça nossos cursos nessa e em outras áreas!