Saber como criar indicadores é um conhecimento fundamental para qualquer gestor. Só é possível administrar um negócio efetivamente com o auxílio de métricas que permitam visualizar os andamentos e resultados das principais atividades de interesse da empresa.
Embora existam indicadores gerais, para que a gestão realmente consiga utilizar de maneira efetiva as métricas em seu favor, é necessário criar indicadores assertivos, que estejam de fato alinhados à estratégia do negócio. A seguir vamos oferecer algumas dicas para isso.
Revisite o planejamento estratégico e identifique as informações que mais precisam ser mensuradas
O planejamento estratégico é sempre um ponto de partida fundamental para as mais diversas ações de gestão. Portanto, a melhor maneira de criar indicadores assertivos para o negócio é tomar esse documento como base.
Conforme o que está estabelecido no planejamento, deve-se selecionar os aspectos que precisam ser monitorados. Geralmente são elementos relacionados à produtividade, desempenho, faturamento, ticket médio e afins.
Defina objetivos que justifiquem a seleção das informações para controle
A partir do planejamento, diversos elementos se mostrarão passíveis de monitoramento e mensuração. Contudo, para entender quais deverão ser priorizados conforme as necessidades da empresa no momento, é preciso sinalizar qual o objetivo do controle de cada um deles.
Dessa maneira será possível saber como aquela informação, ao ser transformada em um indicador, poderá auxiliar na gestão da empresa no sentido de melhorar os resultados.
Lembre-se de que não há como criar indicadores assertivos sem a participação da equipe
Antes de criar indicadores definitivos é importante, também, promover a participação das lideranças de todos os setores da empresa. Existem certas questões que surgem no cotidiano do negócio que não necessariamente estarão contempladas no planejamento estratégico.
A partir de uma conversa com os líderes apresentando os indicadores possíveis, seus objetivos e quais as prioridades de mensuração da empresa, outras questões de interesse do negócio poderão ser levantadas.
Selecione os indicadores mais importantes para o negócio
Mais do que saber como criar indicadores, é preciso entender como selecioná-los. Para que os indicadores realmente possam auxiliar na gestão de uma empresa, é necessário que eles sejam pontuais.
Isto é, ter uma enorme lista de indicadores torna inviável o controle. Portanto, é preciso escolher aqueles que são mais relevantes para a estratégia da empresa em um determinado período.
Elabore um plano exequível para monitoramento dos indicadores
Uma vez que você tenha os indicadores selecionados, é preciso definir de maneira clara, precisa e prática como eles serão acompanhados. Essa atividade pode ser tanto manual quanto automatizada, a partir do uso de um software de gestão, por exemplo. O importante é que ela seja realizada rotineiramente, a fim de que os dados sejam suficientes e válidos para uma avaliação posterior.
Defina a periodicidade e métrica de cada indicador
Indicadores podem ser avaliados mensalmente, trimestralmente, anualmente, etc. Portanto, para complementar o conhecimento sobre como criar indicadores, cabe acrescentar a necessidade de que exista período de referência para as medições e uma medida numérica para o indicador, que é a métrica.
Definir uma métrica é indicar o valor desejado para o alcance daquele indicador, de modo a identificar na avaliação, se, na prática, ele está acima ou abaixo do esperado, os motivos e consequências.
Essas são algumas dicas básicas sobre como criar indicadores assertivos para uma empresa. Se, além disso, você deseja ampliar seus conhecimentos em uma das áreas mais importantes para um negócio, leia o nosso e-book: Educação Financeira para Gestores.