Por incrível que pareça, muitas empresas não tem uma estratégia de precificação. Dessa maneira, elas definem o preço do seu produto ou serviço a partir da concorrência ou de bases pouco sólidas. Os efeitos dessa negligência podem ser devastadores.
O fato é que existem diferentes técnicas e abordagens para precificar os produtos ou serviços de uma maneira que eles sempre ofereçam uma margem de contribuição favorável para o negócio. Elas poderão variar de acordo com o posicionamento da empresa, seus objetivos naquele momento e outras questões. A seguir vamos falar de algumas delas.
Estratégia de precificação básica
A maneira mais comum de precificar os produtos ou serviços utiliza os cálculos dos custos que envolveram sua produção, da manutenção da empresa e do lucro projetado. Para desenvolver essa estratégia de precificação, é preciso verificar:
— O preço de venda praticado no mercado;
— Os custos fixos e variáveis relacionados ao produto ou serviço;
— As despesas da empresa para seu funcionamento;
— O investimento inicial do produto ou serviço.
A partir desses valores, deve-se mensurar o estoque e a projeção de vendas, de maneira a calcular o valor de cada unidade para que elas ofereçam um certo retorno com o tempo. Esse retorno poderá visar a rentabilidade ou o lucro, conforme o momento vivenciado pela empresa.
É importante que nessa estratégia de precificação não se esqueça de nenhum valor, por mais insignificante que ele pareça. O risco de uma precificação errada pode ser o saldo negativo para a empresa.
Estratégia de precificação conforme os objetivos da empresa
Toda empresa tem objetivos quanto ao que quer com a sua existência. Isso reflete na natureza dos seus produtos e serviços e, naturalmente, também na estratégia de precificação que deverá ser adotada.
Contudo, para além desses objetivos invariáveis, existem diferentes momentos de uma empresa em que certas metas pontuais precisam ser consideradas. Com base nessas duas situações, é possível identificar algumas propostas de precificação:
Preço diferenciado para produtos ou serviços diferenciados
Se está no cerne da empresa comercializar produtos e serviços de qualidade superior ao mercado, sua estratégia de precificação deverá levar isso em consideração. O ideal é que o preço também seja mais alto que o praticado, desde que isso se justifique pelo produto ou serviço e, também, que se estabeleça uma metodologia de vendas e atendimento capazes de agregar valor ao produto ou serviço.
Descontos para movimentar o estoque
A estagnação das vendas não é positiva para nenhum tipo de negócio, principalmente quando isso reflete em um estoque parado. Mais do que não vender, a empresa terá prejuízos com esses produtos acumulados, que poderão ser perdidos por se tornarem obsoletos ou por danos.
Nesse contexto, os descontos podem ser uma saída paliativa. Contudo, é preciso investigar os motivos dessa estagnação como um todo para que a prática constante de descontos não desvalorize a marca.
Ganhar o mercado exige sacrifícios
Empresas que estão ingressando em novos mercados precisam atrair os clientes e se fazerem conhecidas. Nessa situação, comercializar os produtos e serviços por preços abaixo da média, mesmo que eles sejam de qualidade superior, é justificável. Obviamente essa estratégia de precificação deve ser bem planejada e realizada em um prazo hábil.
A partir desses exemplos, é possível perceber que a estratégia de precificação de uma empresa deve ser elaborada de acordo com a realidade do negócio, com o mercado e com o que ele oferece ao cliente. Sua empresa está considerando esses elementos na precificação? Relate sua experiência nos comentários!