Não importa se você tem uma loja física ou virtual, nem mesmo se o seu estoque é farto ou pequeno, gerenciar bem o estoque é fundamental para garantir uma boa experiência do cliente no contato com o seu negócio. Por quê?
É o nível de organização da sua logística que vai determinar, por exemplo, se ele vai receber o produto no prazo, se o pedido chegará com a qualidade oferecida na venda, se ele receberá exatamente aquilo que comprou, se terá facilidade para realizar uma troca ou devolução.
Todos esses aspectos são fundamentais para o nível de satisfação do seu público e, se você fizer uma pesquisa rápida em sites de reclamação ou sobre a reputação de empresas, perceberá que é um dos principais fatores de insatisfação ou satisfação. É claro que na sua experiência já deve ter vindo algumas situações em mente, correto?
Com as dicas a seguir você conseguirá evitar dores de cabeça e alcançar ótimos resultados a partir do gerenciamento do seu estoque.
1. Gerenciar estoque = Registrar, organizar e sistematizar
Ter uma cultura de registro e atualização constantes é o primeiro passo para gerenciar estoque de forma efetiva. Você deve ter o controle vitalício, no mínimo, dos seguintes dados sobre cada produto que comercializa:
a. Quantidade;
b. Localização;
c. Condição de conservação;
d. Fluxos de entrada e saída;
d. Reações do cliente;
e. Faturamento.
Quanto mais detalhes você tiver sobre o seu estoque, mais eficiente será o controle dele. Para organizar esses dados, utilize planilhas ou sistemas automatizados. Faça testes para entender qual ferramenta funciona melhor no seu contexto específico, observando aspectos como agilidade e margem de erro.
2. Prever: Reserve estoques para diferentes lojas
Boa parte dos problemas logísticos acontecem quando um empreendedor tem mais de uma loja, particularmente quando uma é física e outra virtual, e ele não prevê uma reserva para lidar com imprevistos, tratando tudo como se fosse o mesmo estoque.
Isso resulta, por exemplo, na situação: um cliente pode comprar um produto na loja virtual, e outro diretamente na unidade simultaneamente. O que acontece? Um desses clientes vai ficar sem o produto ou o receberá com muito atraso! Não deixe que isso aconteça. Tenha sempre uma reserva.
Ela será uma referência para te indicar o momento de renovar o estoque ou interromper a comercialização do produto, se for o caso. Para evitar que isso se converta em estoque parado, quando essa reserva “sobrar”, sinalize isso nas lojas ou dê um destino a ela, como uma promoção.
3. Analisar: Mapeie os fluxos de entrada e saída
Compreender a dinâmica de consumo do estoque é fundamental para: definir os rumos na negociação com fornecedores, identificar os produtos que te dão mais lucro e os que dão prejuízos, tendências de consumo sazonais, dentre outras questões que vão refletir tanto no seu faturamento, quanto na satisfação do cliente.
Portanto, estabeleça uma cultura de análise periódica dos fluxos do estoque, para entender melhor como o seu cliente consome, modos mais efetivos de gerenciar estoque de acordo com esse movimento e utilizar essa informação para aumentar seus ganhos.
4. Sintonizar: Escolha os fornecedores certos!
Além de registrar, organizar, sistematizar, prever e analisar, gerenciar estoque também envolve a escolha e comunicação efetiva com fornecedores. Se o seu fornecedor não estiver alinhado com a dinâmica da sua logística, todo o seu trabalho poderá ser comprometido por situações como atraso, descumprimento de quantidade prevista, dentre outras questões.
Sendo assim, garanta que seu fornecedor seja comprometido e dê conta de cumprir com as demandas da sua loja. Se for o caso, reveja suas parcerias de acordo com isso. Uma vez que você tenha todos os dados anteriores organizados, será fácil visualizar o tipo de parceiro que você precisa.
Para gerenciar estoque de forma qualificada, além de observar o que foi apresentado nessas dicas, procure se qualificar mais e capacitar seus colaboradores. Isso vai garantir que você faça melhor proveito dos instrumentos e técnicas para otimização dos processos logísticos. Entenda a importância dessa ação em nosso artigo: Invista na capacitação de colaboradores e aumente a produtividade.