|
Quando falamos em consultoria para empresas, parece que estamos dizendo de uma única coisa. Contudo, embora seja fato que a consultoria em geral tenha um modo de funcionamento, existem diferentes tipos de consultoria empresarial.
Isso porque os serviços de consultoria para empresas têm como principal finalidade atender ao negócio naquilo que ele precisa. Então, naturalmente, essa área parceira dos empreendimentos precisa se adaptar às principais demandas. Saiba mais sobre o assunto a seguir!
O que a consultoria para empresas propõe?
A consultoria para empresas tem como ponto de partida sempre o diagnóstico do negócio ou das áreas relacionadas ao modelo de consultoria contratado. A partir desse estudo ela identifica quais são os pontos fracos e melhorias necessárias ao negócio, dentre outras questões pertinentes.
Essas mudanças são direcionadas por planos de ação e estratégias de implementação, cujos resultados são posteriormente acompanhados, de modo a avaliar se as soluções propostas foram eficientes.
É fundamental que se tenha em mente que a gestão precisa participar de maneira ativa da consultoria. Inclusive, é justamente quando a gestão é empenhada e profissional que é possível contratar tipos específicos de consultoria para empresas em vez de uma consultoria geral. A seguir vamos falar sobre eles.
Alguns tipos de consultoria para empresas
1. Consultoria de gestão empresarial
Esse é o tipo de consultoria que chamamos anteriormente de “geral”. Ela é necessária principalmente quando a gestão da empresa precisa de qualificação e/ou atualização, não conseguindo a partir de seus métodos e estratégias solucionar os problemas existentes ou alavancar o negócio.
2. Consultoria de gestão financeira
Ao mesmo tempo em que as finanças configuram a área mais importante para a sobrevivência de um negócio, essa área também é uma das mais complexas, pois envolve diferentes valores, métricas e procedimentos. Por isso, a consultoria financeira é uma das mais demandadas por empresas que conseguem identificar que é nesse aspecto que precisam de auxílio externo.
3. Consultoria de marketing
A consultoria voltada para o marketing é uma das mais funcionais para uma empresa, principalmente para as de porte menor. Isso porque geralmente a empresa não tem esse setor em sua equipe, ou conta com poucos colaboradores para isso. Portanto, o trabalho com a consultoria e terceirização pode ser mais viável que manter especialistas na área.
Esse tipo de consultoria empresarial realiza uma análise tanto da empresa quanto do mercado, de modo a indicar, a partir da projeção do cenário, as melhores estratégias para definição de preços, posicionamento, produtos, comunicação e afins.
4. Consultoria de vendas
A área de vendas de uma empresa é sempre uma das mais dinâmicas. Não apenas as estratégias precisam ser constantemente atualizadas, como há grande rotatividade de colaboradores e outras flutuações. Por outro lado, vender muito e vender bem é fundamental para o negócio.
A consultoria de vendas avalia o setor e objetivos atuais da empresa, buscando por ações que aumentem os indicadores importantes da área, como o ticket médio, produtividade dos vendedores, número de vendas, entre outros.
A partir dos tipos de consultoria para empresas apresentados, é possível deduzir a existência de vários outros conforme as áreas, setores e problemas comuns vivenciados pelas empresas. Entretanto, para que elas realmente sejam efetivas, a qualidade e profissionalização da gestão precisam acompanhar a medida.
Entenda como qualificar a sua gestão lendo também o artigo: Como escolher o curso de gestão empresarial certo?