O sucesso de um empreendimento depende de sua capacidade de gerenciar diversos setores, colaboradores e atividades. Os números auxiliam com isso e, um dos conhecimentos fundamentais nesse sentido são os tipos de indicadores de desempenho.
Os indicadores de desempenho são muitos, e auxiliam na metrificação e quantificação dos processos da empresa de acordo com seus objetivos. Escolher bem os indicadores é definitivo para que a gestão identifique variáveis importantes e aumente seu potencial de projetar o futuro.
A seguir, vamos apresentar alguns tipos de indicadores de desempenho e sua função para esclarecer como eles podem auxiliar com essa missão.
1. Indicadores de desempenho estratégicos
Esses indicadores são construídos com base no planejamento estratégico da empresa e são utilizados para comparar o que foi projetado com os resultados reais alcançados. Dessa maneira, é possível verificar se o que foi planejado está sendo cumprido e, se não, onde procurar pelo problema.
2. Indicadores de produtividade
Os indicadores de produtividade quantificam a produção em relação ao tempo e recursos investidos para a mesma ação. Esses tipos de indicadores de desempenho permitem avaliar se os colaboradores e/ou máquinas estão atendendo às necessidades produtivas da empresa e, se não, possibilitam a análise sobre os possíveis motivos para isso.
3. Indicadores de capacidade
Os indicadores de capacidade são parecidos com os de produtividade. A diferença está no fato de que eles relacionam apenas a quantidade de produção com o período de tempo, sem considerar os recursos gastos no processo.
4. Indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade são um dos tipos de indicadores de desempenho mais importantes para uma empresa, inclusive para serem conjugados com outros. Eles avaliam o nível de adequação do produto ou serviço final entregue ao cliente. Portanto, permitem prever e corrigir falhas que podem resultar na insatisfação do cliente e até mesmo no comprometimento da marca, dentre outras consequências.
5. Indicadores de vendas
Trabalhar com indicadores de vendas é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Eles podem estar relacionados a quantidade de vendas, mas também com o gasto médio por cliente, fidelização de clientes, desempenho de vendedores, dentre outras questões que permitem avaliar não apenas se as vendas estão em quantidade suficiente, mas sua qualidade e retorno dos investimentos nessa área.
6. Indicadores de finanças
Os indicadores de finanças são fundamentais e podem sinalizar diferentes aspectos financeiros do negócio como custos, lucratividade, rentabilidade, viabilidade de novos produtos ou serviços, dentre outras questões.
Eles também estão entre os tipos de indicadores de desempenho que servem de base para outros, afinal, a maioria das métricas da empresa têm a base financeira como referência.
Como escolher os tipos de indicadores de desempenho mais importantes para o negócio?
Em primeiro lugar, é importante entender que os tipos de indicadores de desempenho não são, ainda, os indicadores: eles apenas sinalizam aspectos que podem ser medidos e como isso contribui para a gestão. Dentro de cada tipo é possível encontrar diferentes possibilidades para criação de indicadores.
Essa criação deve ter como ponto de partida a estratégia da empresa e se justificar a partir de um objetivo. Além disso, um indicador precisa ser mensurável, específico, relevante e temporal. Agora, se além dos tipos de indicadores você desejar se informar mais sobre outros assuntos relacionados a gestão de empresas: siga o IDEBRASIL nas redes sociais e mantenha-se atualizado!