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Muitos gestores não entendem, ainda, o que é a administração estratégica, confundindo-a principalmente com o planejamento estratégico. Esse planejamento, contudo, é apenas uma das etapas da administração estratégica, que precisa contar com uma série de ações para que realmente se realize na empresa. A seguir vamos esclarecer sobre o assunto.
O que é a administração estratégica?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a administração estratégica é um processo contínuo. Portanto, ela demanda diferentes momentos, desde sua elaboração até o acompanhamento cotidiano e avaliação periódica de suas ações.
Podemos pensar na administração estratégica como um direcionamento da gestão, que busca identificar e fortalecer todos os potenciais da empresa para que ela tenha êxito diante do mercado. Por isso, deve-se ter em mente que ela não pode ficar fechada aos cargos superiores, mas ser construída em parceria com todos os setores da empresa.
Ter consciência da importância de cada elemento da organização para a administração estratégica é que permitirá que ela flua e alcance os resultados almejados, uma vez que os micro e macro ambientes passam por transformações constantes. Sabendo disso, vamos esclarecer sinteticamente sobre suas etapas.
Principais etapas da administração estratégica
Como foi sinalizado anteriormente, a administração estratégica envolve uma série de ações integradas que abrangem todos os componentes da empresa, e não apenas os responsáveis pela gestão em si. Por isso, as etapas da administração estratégica compreendem diferentes momentos que deverão atuar em todos os níveis da empresa. Os principais são:
1º Pesquisa e análise do ambiente
Esse é o momento de construir a base para a administração estratégica, a partir da pesquisa e análise de elementos internos e externos à empresa que exercem impacto no negócio. Sua finalidade, dentre outras, é identificar os riscos, desafios, oportunidades e potenciais do empreendimento…
A partir dessa clareza será possível propor linhas de ações mais assertivas. Essa é uma das etapas da administração estratégica mais importante, portanto, deve envolver todas as áreas da empresa, ser feita cuidadosamente e sempre com base em dados reais.
2º Definição da diretriz organizacional
Com base na pesquisa realizada, serão definidos nesta próxima etapa os objetivos e metas do negócio. É importante rever, no plano de negócios, a missão, visão, valores e cultura organizacional nesse momento, para verificar se ainda são condizentes com as novas diretivas da empresa, deliberadas no primeiro momento.
3º Elaboração da estratégia organizacional
A partir da realização das etapas anteriores, têm-se informações suficientes para elaborar o planejamento estratégico. Ele será o documento que registra as estratégias elencadas pela empresa a fim de potencializar suas ações, funcionando como um orientador para as ações de todas as áreas do empreendimento. Portanto, deverá ser um documento detalhado, claro e instrutivo.
É importante lembrar, também, das mudanças constantes no ambiente corporativo, de modo a tornar esse planejamento flexível e munido de alternativas para lidar com transformações imprevistas.
4º Implementação da administração estratégica
Logo que a estratégia da empresa estiver desenhada e registrada, é hora de preparar todos os envolvidos no negócio, isto é: colaboradores, setores e demais envolvidos, para adequarem-se às novas diretrizes e estratégias. Um treinamento robusto aumentará as chances de êxito do que foi estabelecido.
5º Monitoramento e avaliação da estratégia
Dentre as etapas da administração estratégica, essa é a que mais evidencia seu aspecto contínuo. Trata-se de incluir um cronograma e uma proposta de monitoramento e avaliação do que foi estabelecido, de modo a manter as ações sempre atualizadas e qualificadas.
Essas são as principais etapas da administração estratégica, que como você pôde perceber, vai muito além do planejamento estratégico. Considerando os detalhes importantes que envolvem essa e outras ações voltadas para o sucesso do negócio, o ideal é se qualificar para dominar todos os elementos de gestão. Para isso, você pode contar com o IDEBRASIL-SC. Acesse o site e confira nossa proposta!