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Organizar-se estrategicamente é uma das garantias de sobrevivência de um empreendimento e ter um documento que oriente efetivamente e ofereça base a esse processo é fundamental. É por isso que conhecer as etapas do planejamento estratégico é necessário, pois isso é o mínimo para que se tenha sucesso na sua elaboração de modo que a empresa realmente se beneficie.
O planejamento estratégico é o instrumento mais abrangente e detalhado de um negócio, que engloba desde sua visão, missão e valores até o embrião de outros instrumentais, como o planejamento financeiro, organização de estoque, gestão de pessoas e afins. Dessa forma, o sucesso das demais ferramentas estratégicas depende dele. Veja a seguir quais são as etapas essenciais desse documento e de sua execução.
1º Determine a identidade do seu negócio
Os conhecidos pilares de uma organização que se desdobram em Missão, Visão e Valores não são apenas enfeites. Eles são uma base para nortear as mais diversas ações e decisões da empresa e precisam ser bem definidos e alinhados com as intenções reais do negócio.
A missão determina a motivação da empresa, isto é, por que ela existe; a visão projeta a expectativa do negócio em longo prazo, o que se deseja alcançar com o empreendimento e os valores são os princípios vitalícios da organização, dos quais ela não abre mão. Cada um desses elementos deve ser conhecido por todos os colaboradores da empresa e demais envolvidos.
2º Pesquise o seu cliente e conheça-o a fundo
Conhecer o seu cliente é um passo fundamental para que as demais etapas do planejamento estratégico sejam efetivas, afinal, é o consumidor que faz com que seu negócio caminhe. Para construir o perfil do seu cliente, você não pode se basear em “achismos”: é preciso pesquisar.
Essa pesquisa deve investigar sobre o consumidor do seu negócio em aspectos como: idade, gênero, classe social, valores, atitudes, estilo de vida, hábitos de consumo, o problema dele que o seu produto pode resolver e como vai resolver, dentre outras questões. Esse personagem do seu consumidor fundamentado na realidade te permitirá direcionar as demais etapas de modo a alcançar e envolver pessoas reais.
3º Analise o contexto interno e externo da sua empresa
Analisar o contexto do seu empreendimento está entre as etapas do planejamento estratégico que oferecem base para os elementos seguintes, que irão definir os fatores mais ativos desse processo. Nesse momento é preciso conhecer a fundo o próprio negócio detalhadamente, identificando seus potenciais e desafios.
Por outro lado, deve-se considerar os diferentes fatores que influenciam a empresa, como a região na qual está instalada, o mercado no qual se insere, a concorrência e demais agentes externos. A partir disso, deve-se verificar o que essa conjuntura proporciona à empresa enquanto forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
A partir dessa análise, será possível elaborar as etapas do planejamento estratégico de natureza ativa de maneira que elas contribuam para superação dos desafios e melhor aproveitamento das potencialidades.
Essas três primeiras etapas do planejamento estratégico, como você deve ter percebido, envolvem uma elaboração mais conceitual, processos de pesquisa e análise acerca do seu negócio e dos elementos que estão envolvidos direta ou indiretamente com ele.
Você pode acrescentar a esse momento outras investigações capazes de auxiliar na compreensão do seu empreendimento, como características dos colaboradores atuais e ideais, dentre outras questões. É importante investir nesse estudo inicial para ter mais fundamentos e sucesso na elaboração das próximas etapas, que iremos revelar na continuidade do artigo.
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