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Os modelos de gestão de pessoas que existem atualmente são resultado de uma evolução histórica, que a partir da prática e de estudos desenvolveram diferentes modos de tratar e administrar os colaboradores de uma empresa. Atualmente, as organizações podem adotar exclusivamente algum desses modelos ou apresentar aspectos de mais de um deles.
É importante ter em mente que essas maneiras de lidar com os recursos humanos empresariais continuam em transformação, afinal, precisa responder ao tempo em que é aplicada e a época em que vivemos é marcada por mudanças.
Conhecer essas propostas é necessário ao empreendedor, pois a sua escolha quanto a maneira com que irá lidar com os seus colaboradores é determinante para os rumos do negócio. Considerando essa importância, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.
O que orienta os modelos de gestão de pessoas?
A adesão das empresas pelos modelos de gestão de pessoas é orientada a partir de diferentes elementos, sendo os principais deles:
– Princípios;
– Políticas;
– Processos;
– Estrutura;
– Estilo Gerencial.
Esses princípios sofrem influência de variados fatores internos e externos à organização, sendo que os internos dizem respeitos aos produtos e serviços oferecidos, às tecnologias adotadas, às estratégias de gestão e à cultura organizacional. Já os fatores externos correspondem ao contexto sociopolítico e econômico da região onde a empresa atua.
É justamente por essa diversidade de variáveis que influenciam nas orientações das empresas, que é possível que uma organização apresente características de mais de um modelo de gestão ao mesmo tempo. Vamos agora falar sobre os modelos propriamente.
Os principais modelos de Gestão de Pessoas
Os modelos de gestão de pessoas são classificados, geralmente, em três tipos: o autocrático, o flexibilizado e o por competência. Dentro dessas determinações gerais, é possível encontrar diferentes maneiras de gestão.
Modelo Autocrático
O modelo de gestão de pessoas autocrático tem como característica principal a centralização das decisões organizacionais em suas chefias. Os colaboradores são tratados meramente como ferramentas, o que deflagra uma tendência à objetificação e desvalorização dos funcionários.
Trata-se de um modelo anacrônico, que limita a gestão de pessoas à lógica do departamento pessoal, o que tem se mostrado pouco efetivo para a atualidade. Seu foco é na redução de custos (sem ponderar sobre os meios para isso), nos processos de trabalho e na motivação dos trabalhadores a partir da recompensa financeira.
Modelo Flexibilizado
Esse tipo de gestão permite uma maior participação dos colaboradores nas tomadas de decisão, embora mantenha alguns aspectos de uma estrutura verticalizada e hierárquica. É provavelmente o modo mais comum de administração atual.
Dentre as principais abordagens desse tipo de gestão de pessoas flexibilizada estão as que se concentram na análise e orientação pelo comportamento humano, aplicando medidas como treinamentos, avaliação de desempenho, motivação e afins; e a gestão estratégica, que busca pela descentralização, oferece importância especial ao setor de recursos humanos no empreendimento e busca pela interação com o meio externo da empresa.
Modelo de Gestão por Competência
Dentre os modelos de gestão de pessoas, a gestão por competência é a proposta mais recente e ainda em desenvolvimento e adaptação nas experiências organizacionais. Ela preserva características da gestão estratégica, mas se diferencia da comportamental por buscar não ter sob controle o comportamento dos colaboradores, mas em identificar, valorizar e potencializar as competências individuais e coletivas deles.
Um dos pontos interessantes desse modo de gestão é a perspectiva de desenvolver a autonomia dos funcionários, permitindo que tenham uma participação mais ativa e responsável na empresa. Para isso, a pesquisa, análise, acompanhamento, avaliação e uma cultura de feedbacks se fazem necessárias.
Os modelos de gestão de pessoas são uma escolha e não algo que deve ser deixado à deriva por uma organização, pois irão influenciar nos resultados da empresa. Embora existam tendências no mundo dos empreendimentos, essa decisão deverá levar em conta os elementos internos e externos que orientam o negócio, de maneira que a gestão de pessoal contribua para o seu sucesso.
Independentemente do estilo de gestão de pessoas aderido pela empresa, a capacitação dos colaboradores é um elemento fundamental. Saiba mais sobre o assunto lendo também o artigo: Invista na capacitação de colaboradores e aumente a produtividade!