Os processos de uma empresa funcionam como uma engrenagem: se algo dá errado com ele, toda a organização sentirá o prejuízo. Diante disso é importante conhecer ao máximo sobre eles, inclusive os tipos de processos que podem existir em uma empresa.
O processo em si, no contexto de um negócio, é um conjunto de atividades estruturadas, que culminam em um determinado resultado e valor para o cliente. Os processos envolvem a realização de uma tarefa, como ela deve ser executada e por quem.
Dessa maneira, ele tem início meio e fim, englobando todos os componentes do negócio em sua compreensão: estratégia, recursos, infraestrutura, setores, pessoas, relação com o mercado, etc. Os tipos de processos podem se relacionar às características das atividades que o compõem e também a hierarquias. A seguir vamos apresentá-los.
Tipos de processos por hierarquia
A hierarquia dos processos auxilia a compreender a sequência da execução das atividades em uma empresa para alcançar os resultados almejados. Ela facilita a identificação da natureza das atividades e suas relações. Ela é composta por:
Macroprocessos
O macroprocesso diz respeito a uma visão ampla da atividade, que abrange mais de um setor, departamento, função. Sinteticamente, podemos dizer que o macroprocesso está relacionado ao produto ou serviço fim da empresa.
Processos
O processo é aquilo que permite a conclusão do macroprocesso. Trata-se de um conjunto de atividades complexas, compostas por subprocessos e tarefas variadas.
Subprocessos
Os subprocessos são um conjunto de atividades ou tarefas mais específicas e distintas que compõem o processo.
Atividades
As atividades na hierarquia do processo são ações mais específicas, de menor complexidade, e com objetivo determinado.
Tarefas
As tarefas estão relacionadas à rotina de trabalho, ao cumprimento de metas, prazos e afins. Elas são executadas a partir de serviços que se voltam ao acompanhamento, preparação e similares.
Os tipos de processos conforme a hierarquia, como você deve ter percebido, são interdependentes. Isto é, cada um deles é responsável para a eficiência do produto final e da proposta da empresa.
Tipos de processos organizacionais
Agora vamos falar sobre os tipos de processos conforme sua proximidade com determinadas áreas e funções da organização. Os principais deles são três:
Processos primários
Os processos primários também são conhecidos como “finalísticos”. São eles os responsáveis por gerar o produto ou serviço para o público externo. Sendo assim, os processos primários são as principais atividades da empresa, que atuam diretamente com o seu objetivo fim.
Processos de apoio
Os processos de apoio existem para apoiar as atividades dos processos primários. Eles têm a finalidade de garantir que elas ocorram de maneira adequada, sem interrupções, atrasos ou outros problemas.
Processos gerenciais
Os processos gerenciais, como o próprio nome sugere, gerenciam os demais processos. Eles estão relacionados às atividades de gestão e estratégia da empresa. Podemos dizer que eles dão um sentido ao produto final, um rumo, um lugar no mercado e entre os clientes.
Eles também coordenam as demais ações, para que os resultados estejam alinhados com os objetivos e metas da empresa, acompanham e avaliam todos os procedimentos a fim de qualificá-los.
Uma vez que você tenha visualizado e compreendido os tipos de processos, fica evidente que eles são, em seu conjunto, o organismo de uma empresa. Por isso geri-los da maneira adequada é tão importante. Saiba a importância de se qualificar nessa área lendo também o artigo: Por que você deve fazer um curso de gestão de processos?