|
As pequenas e médias empresas têm um papel muito importante na economia do país, pois representam o maior número de negócios existentes e oferecem impacto para o PIB (Produto Interno Bruto). Além disso, elas são fontes de empregabilidade e movimentação econômica das regiões nas quais estão instaladas.
Contudo, muitas dessas empresas encontram dificuldade em se manter no mercado, principalmente com um bom desempenho financeiro. Os desafios impostos às empresas desse porte dizem respeito, principalmente, à gestão. A seguir vamos apresentar alguns deles.
Estabelecer uma gestão profissional nas pequenas e médias empresas
Boa parte das pequenas e médias empresas surgem do desejo de uma pessoa ou família em ser dono do próprio negócio. O empreendimento costuma ser aberto com recursos próprios e de maneira intuitiva. Contudo, o desejo e a motivação são apenas uma parte do que é necessário para ter uma empresa.
A falta de qualificação e conhecimento na área de gestão empresarial é o que leva muitos negócios à falência. Portanto, é fundamental que as empresas de menor porte fiquem atentas a essa questão. A saída é que os donos se profissionalizem e contem com colaboradores também capacitados.
A tecnologia é uma aliada para empresas de qualquer porte
Nem toda empresa de pequeno ou médio porte terá condições de contratar complexos sistemas de software de gestão e tecnologias afins. Contudo, é importante que se invista na tecnologia necessária para o melhor funcionamento do negócio.
No fim das contas, esse investimento se mostrará uma economia, uma vez que irá refletir na produtividade das operações e na satisfação do cliente. Modernizar os sistemas de pagamento, por exemplo, é um passo possível e fundamental para essas empresas.
Atenção para gestão de pessoas!
Já mencionamos que a profissionalização da gestão das pequenas e médias empresas demanda colaboradores capacitados. É importante que as empresas desse porte fiquem atentas a isso a partir de estratégias de contratação e retenção de talentos.
Principalmente quando se tem um quadro de funcionários limitado, é fundamental que eles atendam de maneira excelente às funções que deverão ser exercidas. A produtividade desses funcionários influenciará no desempenho diante do mercado e da ampla concorrência.
Profissionalização do marketing empresarial
Diversas pequenas e médias empresas negligenciam um fator fundamental para a manutenção da sua existência: o marketing! A visibilidade física e o boca a boca não são suficientes para manter um fluxo de clientes estável em um negócio.
Portanto, uma empresa que queira realmente se manter no mercado precisa investir no marketing. Atualmente, essa alternativa é facilitada pela internet. Contudo, mesmo nesse caso é preciso conhecer as estratégias certas para chegar ao público adequado e obter o retorno desse investimento.
Gestão financeira empresarial adequada
Por fim, podemos listar entre os principais desafios das pequenas e médias empresas a gestão financeira. Pelo fato do negócio envolver apenas um dono ou familiares, é comum a mistura dos recursos financeiros pessoais e empresariais.
Esse fator somado à falta de estratégias para uma gestão financeira adequada e direcionada resultam em prejuízos, falta de organização e falta de visão quanto a situação financeira da empresa. Investir na qualificação dessa área é uma das medidas prioritárias para a manutenção e sucesso de um negócio.
Vale ressaltar que dependendo da região, do nicho de negócio e outras particularidades, as pequenas e médias empresas poderão apresentar outros desafios relevantes para que alcancem o sucesso. Contudo, a maioria dessas questões pode ser resolvida com a capacitação dos gestores e execução de uma gestão profissional.
Sua empresa enfrenta algum desses desafios ou outros nesse momento? Compartilhe sua experiência nos comentários!