A gestão de custos e formação de preços são indissociáveis e configuram dois elementos fundamentais para o sucesso de um negócio, pois influenciam na estruturação das vendas, na lucratividade e na própria manutenção do funcionamento da empresa.
Considerar essa atividade como muito complexa é um equívoco, embora achar que se trata de algo muito simples também seja um problema. O fato é que, embora não se trate de uma tarefa complicada, demanda muita organização, planejamento, conhecimento técnico e instrumentos que auxiliem na sua execução.
Tendo em vista esses fatores, a seguir você poderá conferir algumas dicas para adaptar sua estratégia de gestão de custos e formação de preços de modo a obter mais lucratividade para o seu negócio.
A base da gestão de custos e formação de preços
Independentemente da estratégia de precificação adotada, toda empresa precisa partir da mesma base: os custos gerados com a produção daquilo que oferece. Esse fator é fundamental, pois irá revelar o preço mínimo que cada produto deve ter.
Para identificar esse valor, é preciso avaliar todo o gasto envolvido: serviços administrativos, impostos, tributos, maquinário, manutenção, contas de água e energia elétrica, materiais utilizados, mão de obra e afins. Deve-se levantar todo e qualquer gasto.
Na prática, isso quer dizer que você precisará ter algum controle e realizar cálculos e análises para entender o quanto cada produto custa para o seu negócio e seguir para os próximos procedimentos. Nesse sentido, você pode precisar buscar por um especialista no assunto ou se capacitar.
Faça uma análise do mercado e da concorrência
Uma vez que você tenha mensurado o gasto gerado pelo seu produto, o próximo passo da gestão de custos e formação de preços é identificar o seu valor a partir da perspectiva do mercado, compreendendo qual é a demanda deste produto e o posicionamento da sua empresa em relação a essa demanda.
Além disso, outros dois fatores importantes nesse contexto são a percepção do cliente quanto ao valor do produto que você oferece, isto é, o quanto ele estará disposto a pagar e o preço praticado pela concorrência.
No que se refere ao mercado e ao cliente, essa mensuração deverá identificar fatores como o quanto o produto é necessário e se ele apresenta diferenciais (por exemplo, o caso de um produto de luxo). A concorrência funciona como uma referência comparativa.
Isso irá te mostrar o quanto você poderá projetar de lucro em cada produto a partir de uma perspectiva realista, que permita que ele seja atrativo para o consumo.
Classifique seus produtos por eficiência
A partir do momento em que você tiver identificado qual é o custo envolvido na produção do que a sua empresa oferece e realizado uma análise de mercado a fim de identificar de maneira realista quanto lucro realmente poderá ter, será possível também entender quais produtos são mais ou menos eficientes.
Obviamente, os produtos mais eficientes são aqueles que oferecem mais amplitude de lucro. Essa avaliação possibilitará que você reveja aqueles produtos que não estão te oferecendo o retorno esperado, sendo que, dentre eles, podem haver até mesmo alguns que te gerem prejuízo.
A tendência imediata, nesse contexto, seria descartar a comercialização dos produtos menos eficientes, mas antes de tomar essa decisão, você deve fazer uma análise cuidadosa do que ele representa para o seu negócio globalmente.
Em primeiro lugar, tente entender se existe algo no seu processo de produção que pode ser modificado de modo a tonar esse produto mais eficiente. Para além disso, compreenda qual a sua contribuição para os resultados integrais da empresa. Somente se nos dois casos ele se mostrar “incorrigível”, descartar a sua produção é realmente uma alternativa viável.
Seguindo essas sugestões você amplia as suas possibilidades de realizar uma gestão de custos e formação de preços que te proporcione maior lucratividade. Como já mencionamos antes, é preciso ter em mente que para realizar essa tarefa com êxito uma capacitação adequada é fundamental. Quer ter uma parceria perfeita nessa missão? Então, conheça o IDEBRASIL e descubra como ele pode te ajudar com esse e outros desafios!