|
O sucesso financeiro de uma empresa está relacionado a uma gestão de custos de qualidade, contudo, nem todos os empresários cumprem com essa ação ou apenas a designam para outras pessoas. A consequência disso é que o negócio caminha descontroladamente: não se é capaz de identificar para onde o dinheiro investido está indo, qual o retorno real do empreendimento, dentre outros problemas.
Essa falta de direcionamento e organização também acaba repercutindo na maneira com que os produtos e serviços são recebidos pelos consumidores, tanto diante do preço estabelecido quanto no que se refere à qualidade. A seguir, vamos explicar melhor do que se trata a gestão de custos e por que a empresa deve se engajar nisso.
O que é, exatamente, a gestão de custos?
Ao ouvir alertas sobre a importância da gestão de custos, alguns empreendedores podem ficar confusos, afinal, a ideia que se tem é que essa atividade é inerente ao próprio empreendimento. Contudo, não é bem por aí. Gerir os custos não é o mesmo que lidar com eles. Trata-se de uma ação estratégica, inteligente e minuciosa.
Essa atividade compreende a definição de instrumentos e ações que permitem acompanhar, diariamente e detalhadamente, todos os custos envolvidos no negócio, isto é, a trajetória do dinheiro. Esses dados possibilitam a realização de análises cruzadas que facilitam a compreensão do contexto real do empreendimento, assim como a orientação de decisões financeiras e outras semelhantes.
Resumidamente, podemos dizer que os principais objetivos da gestão de custos em uma empresa são:
– Constituir dados sobre o rendimento e o desempenho das atividades da empresa;
– Auxiliar no planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das operações;
– Permitir análises que subsidiem a tomada de decisões.
Por que você deve fazer gestão de custos na sua empresa?
Dentre os principais motivos que justificam a necessidade de uma gestão de custos qualificada em uma empresa, que deve ser realizada ou acompanhada de perto pelo seu dono, estão:
1. Conhecimento dos reais desafios e potenciais da empresa
Devido a proposta de um levantamento de informações sistemático e contínuo, ficará claro quais são os pontos de força e as situações problemáticas da empresa que demandam intervenção.
2. Seu negócio será mais seguro para você e para investidores
Uma vez que você saiba toda a trajetória do dinheiro, isto é, o mapa financeiro do seu negócio, será mais fácil conquistar investidores e conseguir financiamentos.
3. Qualificação da precificação
O preço final do produto é importante em vários sentidos, dentre eles, porque ele determina o que será o seu lucro ou prejuízo e influencia na relação do cliente com o seu negócio. Com a gestão de custos, seus preços serão mais compatíveis com os seus gastos, evitando prejuízos ou disparidades na definição dos valores.
4. Aumento da sua competitividade no mercado
Com o seu negócio mais organizado, preços inteligentes e uma gestão financeira impecável, nada mais natural do que você começar a se destacar da concorrência. Concorda?
Agora que você já sabe o que é gestão de custos e por que você deve fazer na sua empresa, basta começar a trabalhar! Mas não pare de ampliar e aprofundar seus conhecimentos neste e em outros assuntos empresariais. Curta a página do Facebook do IDEBRASIL e se mantenha atualizado!