Como você já deve saber, o marketing é fundamental para empresas de qualquer porte. Por isso, muitos empreendimentos já fazem ações nesse sentido, mas se deparam com uma ausência de resultados desconcertante. Diante disso, não se deve permitir que a primeira explicação seja que o marketing nas empresas não funciona!
Quando as ações de marketing de um empreendimento não estão apresentando resultados, é mais provável que o problema seja a estratégia, ou mesmo a falta dela. Além disso, é preciso conhecer e acompanhar as mudanças dessa área para realmente obter resultados. A seguir vamos dar algumas dicas importantes!
1. O marketing nas empresas precisa ser direcionado para uma pessoa
As ações de marketing empresarial não podem falar para o nada. No entanto, é isso que você faz quando não se baseia em informações reais dos clientes para direcionar suas ações. Portanto, a dica primordial para potencializar as ações de marketing é saber com clareza com quem você está falando e orientar toda a sua estratégia de marketing para essa pessoa.
Para isso, é preciso pesquisar o cliente a partir de informações concretas, de modo a montar o perfil dele com o máximo de informações, desde dados básicos até questões subjetivas, como suas preocupações, medos, objetivos, desafios, motivações. É claro que tudo isso é pensado conforme o seu nicho de atuação.
2. Planejamento, monitoramento e avaliação fazem o marketing funcionar
Ações de marketing nas empresas não podem ser aleatórias. Uma vez que você conheça o seu cliente e mercado, é preciso traçar estratégias para uma atuação efetiva do marketing. É importante ter uma perspectiva anual das ações, de modo a aproveitar datas comemorativas, evitar baixas devido à sazonalidade, dentre outras questões.
Além de planejar, monitorar a execução do planejamento e avaliá-lo periodicamente asseguram que ele se cumpra e que possa ser melhorado para otimizar ainda mais os resultados.
3. Seja presente na internet e redes sociais
Ter um site e redes sociais é basicamente requisito básico para um marketing nas empresas bem-sucedido. Atualmente os clientes buscam informações sobre um estabelecimento na internet antes de tomar suas decisões de compra. Eles também valorizam a disponibilidade das marcas para se relacionar, algo que se manifesta primariamente pela diversidade de canais de comunicação disponíveis.
A partir desses recursos on-line, também é possível desenvolver estratégias de marketing potentes, de amplo alcance e acessíveis, tais como: produção de conteúdo de interesse dos clientes, sorteios especiais, divulgação de eventos, anúncios patrocinados e uso de outras ferramentas comerciais disponibilizadas na rede.
4. Transparência é uma forte ferramenta para o marketing nas empresas
Disponibilizar e gerenciar seu estabelecimento em locais da internet nos quais ele possa ser avaliado é mais uma importante maneira de potencializar o marketing. Deve-se ter em mente que clientes reclamam, mas também elogiam e indicam. O que terá mais impacto depende da atuação da sua própria empresa.
Fato é que muitos clientes nem cogitam comprar em estabelecimentos sobre os quais não encontram opinião de outros clientes. O segredo é estimular que seu cliente te avalie e comente, respondendo com profissionalismo tanto aos elogios quanto aos problemas apontados.
Essas são apenas algumas dicas de como aproveitar melhor o potencial do marketing nas empresas. Outra atitude que pode fortalecer essa área é a ampliação do networking, por exemplo, participando de eventos e estabelecendo parcerias.
Assim como o marketing, existem outros elementos que favorecem o sucesso de um empreendimento. Amplie seus conhecimentos sobre o assunto lendo o e-book: Quero me tornar um empreendedor de sucesso!