Diariamente cresce o número de pessoas que percebem a grande vantagem em resolver o máximo de coisas através da internet. Afinal, geralmente isso quer dizer: evitar filas, burocracia excessiva, trânsito, entre outras coisas que ocupam nosso tempo. Nesse contexto você sabe o que é um certificado digital? E como ele pode facilitar ainda mais a sua vida e a da sua empresa? Ele é uma ferramenta que oferece segurança e comodidade para resolver os mais diversos assuntos. Descubra mais sobre esse documento no texto a seguir.
O que é um certificado digital?
O certificado digital é uma espécie de assinatura ou identidade on-line. Ele possibilita que pessoas físicas e jurídicas realizem transações eletrônicas e outros serviços via internet, de qualquer lugar do mundo. Por isso, é um documento um pouco mais complexo do que outros tipos de senhas e assinaturas. Ele amplia as possibilidades de transações via web para os seus adeptos, tem validade jurídica e proporciona maior segurança.
Para que serve o certificado digital?
Agora que você já sabe o que é um certificado digital, pode estar se perguntando para que ele serve. De modo geral, o certificado digital serve para facilitar a sua vida e proporcionar maior segurança em transações via web. Ele permite que você realize atividades como:
-
Transações bancárias diversas;
-
Assinatura e envio de documentos on-line;
-
Autenticidade de transações, substituindo o reconhecimento de firma;
-
Envio de declarações via pessoa jurídica;
-
Conhecimento de transporte eletrônico (CTs-e);
-
Manifestação do destinatário;
-
Assinatura de notas fiscais.
Além desses, muitos outros serviços podem ser realizados com o auxílio do documento.
Quais os tipos de certificado digital?
Existe mais de um tipo de certificado digital e cada modalidade oferece diferentes condições. Veja a seguir algumas delas:
-
e-CPF: É a versão on-line do seu CPF. Ela é criptografada, o que garante maior segurança e sigilo na realização das transações.
-
e-CNPJ: É a identidade digital da pessoa jurídica. Ela permite ações, como fazer procurações ou acesso mais amplo ao site da Receita Federal.
-
Tipo A1: É uma modalidade de certificado digital instalado diretamente no computador do usuário, dispensando o uso de token para a utilização. Mas atenção, ele precisa ser renovado a cada 12 meses.
-
Tipo A3: Demanda a instalação de um hardware, smart card ou token para funcionar, mas é possível sua utilização em qualquer computador, mas só pode ser usado em um por vez. Sua validade é de até 36 meses.
-
Tipo A: Certifica a autoria das ações da empresa e a autenticidade dos documentos.
-
Tipo S: Garante o sigilo e confidencialidade das transações a partir da criptografia dos dados.
-
Tipo T: Tem como finalidade validar a data e o horário da assinatura de documentos on-line. Certifica também a identidade do assinante.
Aqui apresentamos um resumo sobre o que é um certificado digital e suas atribuições. Para escolher o mais adequado para você, verifique a situação da sua empresa e as particularidades da região onde atua. Em alguns casos, esse certificado é até mesmo obrigatório.
Caso ainda tenha dúvidas, nada melhor do que consultar uma fonte oficial. No site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) você encontra detalhes técnicos e atualizados sobre o que é um certificado digital e suas inúmeras funcionalidades. Não se esqueça de deixar um comentário para compartilhar suas dúvidas e experiências com outros leitores!