A relação entre preço e qualidade de um produto é uma das questões mais importantes para os clientes. Diante disso, é fundamental que as empresas estejam atentas a proporção quanto a esses aspectos em seus produtos e serviços. Os indicadores de qualidade são grandes auxiliares nesse sentido.
Mais do que isso, esses indicadores permitem a abrangência e qualificação de vários pontos do negócio. A seguir vamos esclarecer sobre o que são os indicadores de qualidade e por que são tão importantes.
O que são indicadores de qualidade?
Os indicadores de qualidade são métricas que funcionam como uma referência para monitorar e avaliar a eficiência dos processos de um negócio. Eles compõem as ferramentas de um sistema de gestão de qualidade (SGQ) e são uma espécie de KPI (Key Performance Indicators – Indicadores-chave de desempenho).
Dessa maneira, esses indicadores são parâmetros que, dentro de uma gestão profissional, permitem mensurar de maneira precisa e objetiva o progresso do negócio no que se refere à qualidade dos seus resultados.
Para que servem os indicadores de qualidade?
Os indicadores de qualidade, assim como outros KPIs, têm a finalidade de tirar a empresa da subjetividade em sua gestão. Eles permitem uma visualização realista e abrangente dos resultados oriundos dos processos em uso. Sendo assim, é possível identificar padrões, problemas e forças do negócio.
Com essas informações em mãos, a gestão empresarial poderá tomar decisões a fim de melhorar o nível de qualidade dos seus produtos e serviços de maneira equilibrada com os custos e investimentos. Isto é, pode-se melhor investir os recursos empresariais, obtendo melhores resultados sem, necessariamente, aumentar os gastos ou até mesmo reduzindo-os.
Cabe ressaltar que os indicadores de qualidade devem ser definidos de acordo com as particularidades do negócio. O ponto de referência para definir qualquer métrica é o planejamento estratégico da empresa, no qual constam seus objetivos, valores, metas e outras informações.
Nesse âmbito, os indicadores servem para auxiliar no alcance do que foi estabelecido no planejamento com a melhor performance possível.
A importância dos indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade são particularmente importantes em sua contribuição para o relacionamento com o cliente e valorização da marca. Uma vez que a qualidade corresponda ou que supere as expectativas do cliente, ele se tornará fiel à empresa e a valorização da marca para os consumidores e o mercado será uma consequência.
Para além disso, esses indicadores também contribuem para:
— Ter um maior controle dos processos empresariais e seus resultados;
— Auxiliar nas tomadas de decisões;
— Contribuir com informações para avaliar a performance dos colaboradores;
— Identificar problemas e apontar suas resoluções;
— Alimentar a constante melhoria da marca e dos processos da empresa;
— Direcionar e gerir melhor os investimentos.
Para além dos indicadores de qualidade, é importante que toda gestão profissional lance mão de métricas que a auxiliem no acompanhamento e avaliação do negócio de maneira realista.
Somente assim será possível tomar decisões e implementar mudanças com base em dados e análises e não de maneira intuitiva. Isto é, eles têm um efeito preditivo fundamental para o sucesso de um empreendimento.
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