Na busca pelo sucesso do empreendimento, é comum que as empresas busquem pela redução de custos, maior lucratividade, melhor retorno sobre os investimentos e questões afins. Nesse contexto, os indicadores de processos podem ser ótimos auxiliares.
Os processos empresariais envolvem diferentes setores e ações da empresa. Visualizá-los é como ver uma fotografia do negócio. Contudo, os indicadores de processos vão além, e permitem mensurar os valores envolvidos em diferentes aspectos dos processos da empresa. A seguir, vamos esclarecer sobre o assunto.
O que são os indicadores de processos?
Os indicadores de processos são elementos associados com métricas, que permitem mensurar aspectos das atividades realizadas. A partir deles pode-se medir: o desempenho de colaboradores, equipes e setores; custos e retornos financeiros dos diferentes processos; o alinhamento entre os objetivos estabelecidos e seus alcances, dentre outras questões.
Para que servem os indicadores de processos?
Os indicadores de processos têm como principal função oferecer aos gestores a compreensão quanto à performance dos processos da empresa. Mensurar como e o quanto as atividades estão contribuindo para os resultados da empresa e seu objetivo fim.
A partir dos indicadores de processos alimenta-se a produção de informações sobre cada etapa dos processos, permitindo tomadas de decisões baseadas em dados precisos, o que proporciona maior eficiência e agilidade para as ações da gestão.
Como definir os melhores indicadores de processos para a empresa?
Existem diferentes metodologias para criação de indicadores em qualquer aspecto de uma empresa. Contudo, uma das mais eficientes é a SMART. Segundo essa metodologia, os indicadores precisam ser:
– Específicos (Specific);
– Mensuráveis (Measurable);
– Atingíveis (Attainable);
– Relevantes (Relevant);
– Temporais (Time-bound).
Junto a essa metodologia, a seleção de possíveis indicadores de processos poderão ser aplicadas a partir do planejamento estratégico e de outras informações oferecidas pela gestão de processos. É fundamental, também, envolver as lideranças de cada setor para escolher indicadores que realmente sejam relevantes para a realidade da empresa.
Alguns exemplos de indicadores de processos
Embora o ideal seja a construção de indicadores a partir da análise das necessidades do negócio, de seu contexto e outras particularidades, existem alguns que são bastante representativos. Alguns dos indicadores de processos que se destacam no auxílio da gestão são:
Eficiência: diz respeito a relação entre os resultados projetados e os que foram alcançados;
Eficácia: estabelece uma relação entre o alcance dos resultados e os recursos empregados nos processos;
Efetividade: realiza uma conjugação entre os indicadores de eficácia e eficiência;
Capacidade: verifica a relação entre o tempo para realização de cada processo com a quantidade do que foi produzido;
Produtividade: compreende as saídas geradas pelos processos relacionadas com os recursos empregados nele;
Qualidade: diz respeito à adequação dos produtos e serviços em relação ao que foi produzido.
Esses são alguns indicadores de processos genéricos, que podem ser ainda mais específicos e detalhados conforme informações pertinentes ao negócio. Nesse contexto, os objetivos e projeções financeiras são determinantes para a escolha de bons indicadores.
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