|
O setor de recursos humanos, também muito conhecido como departamento de pessoal ou setor de gestão de pessoas de acordo com a empresa, é um dos que mais sofreu mutações com o passar dos anos.
Essa área é responsável por lidar com os colaboradores da empresa e, portanto, é fundamental para o sucesso do negócio. A seguir vamos falar um pouco sobre a evolução do setor de recursos humanos e qual a sua função em um empreendimento.
A evolução do setor de recursos humanos: de um departamento burocrático a uma área estratégica
A transformação da relação entre trabalhadores e contratantes é um conhecimento básico de história, sendo assim, basta refrescar a memória para lembrar de termos como fordismo, taylorismo, dentre outros.
Para além dos modos de produção, a cultura organizacional também sofreu muitas transformações internas. A visão corporativa do que os trabalhadores significavam para uma empresa mudou diante do conhecimento de que uma melhor relação entre colaboradores e contratantes era positiva para os negócios.
Nesse trajeto, os empregados de uma empresa já foram vistos e tratados de diversas maneiras, desde como mera força de trabalho até como participantes atuantes dos rumos do empreendimento. Com essas mudanças, o setor de recursos humanos também foi se transformando, passando de uma área burocrática, que basicamente se limitava a contratar e demitir, a uma área que realiza uma verdadeira gestão das pessoas.
Atualmente, portanto, as empresas mais bem-sucedidas são aquelas que acompanharam as mudanças e tem em seu setor de recursos humanos uma área estratégica. Isto é, que atua além da contratação e demissão, investindo também no treinamento, capacitação, desenvolvimento profissional dos colaboradores, dentre outras atuações que visam valorizar e qualificar as pessoas envolvidas no empreendimento.
O que é e o que faz o setor de recursos humanos na prática?
A área de recursos humanos é atualmente vista como uma gerência de talentos para as empresas. Ela precisa de profissionais qualificados, que a partir de técnicas e ferramentas adequadas sejam capazes de selecionar, acompanhar, desenvolver e reter bons profissionais, que sejam alinhados com a cultura e objetivos da corporação.
Esse setor lida, portanto, com a entrada e saída de pessoas, mas também com a gestão do cotidiano, das relações e da carreira profissional dos colaboradores dentro da empresa. Isso inclui desde funções mais burocráticas, como pagamentos e garantia de regularidade quanto ao cumprimento dos direitos do trabalhador, até a realização de treinamentos, capacitações, reuniões, confraternizações e afins.
A atuação do setor de recursos humanos, na prática, pode variar bastante de acordo com o posicionamento da empresa, modelo de gestão e cultura organizacional. De um modo geral, suas principais funções são:
- Elaboração e orientação quanto ao código de conduta da empresa;
- Elaboração e execução de estratégias de gestão de pessoas;
- Recrutamento, seleção e contratação;
- Ambientação e integração de colaboradores contratados;
- Ações de treinamento, capacitação e desenvolvimento;
- Elaboração e execução de estratégias para melhoria da comunicação interna;
- Estratégias de atração e retenção de talentos;
- Ações voltadas para o clima organizacional e alinhamento com a cultura empresarial;
- Promoção e gestão de lideranças estratégicas nas equipes;
- Definição, acompanhamento e avaliação de indicadores relacionados à área;
- Gestão dos conhecimentos, benefícios, cargos e salários.
A partir de ações como essas e várias outras, o setor de recursos humanos pode ser uma área valiosa para a empresa que souber fazer bom uso dos conhecimentos relacionados à gestão de pessoas. Saiba mais sobre o assunto lendo também o artigo: Gestão estratégica de pessoas: 3 pontos fundamentais!