|
Toda empresa tem suas atividades marcadas por pelo menos três tipos de processos:
– Os processos primários, que são os que refletem diretamente na relação com o cliente, pois estão relacionados com a trajetória da produção à entrega do produto;
– Os processos de apoio, que dizem respeito ao fornecimento de recursos necessários à produção, serviços, equipamentos e afins;
– Os processos de gestão, que gerenciam todo o funcionamento do negócio, inclusive os processos mencionados.
O gerenciamento de processos é uma proposta que tem como finalidade qualificar essas trajetórias, a partir de diferentes ações e estratégias. Entenda a seguir um pouco mais sobre o que é essa proposta e por que é importante fazer um curso de gestão de processos.
O que é gestão de processos?
A gestão de processos é uma estratégia administrativa que tem como finalidade analisar e qualificar, continuamente, os processos que compõem um empreendimento, a fim de corresponder às expectativas do cliente.
Para isso, se utiliza da pesquisa, análise, definição, execução e monitoramento dos processos da organização. Nesse sentido, é preciso diferenciar processos de setores. É possível que um processo passe por diversos setores e, dessa maneira, o gerenciamento de processos deverá considerar a comunicação e articulação deles.
Por exemplo, da produção de um objeto até sua comercialização, todo o processo diz respeito ao produto, certo? Cada momento desse processo irá influenciar na satisfação do cliente com o produto e a empresa.
Contudo, ele passa pelos setores de: fabricação/produção ou compra, estoque, logística, venda, entrega e pós-venda. Aqui temos mais de um setor que influencia no mesmo processo e todos eles deverão atuar bem para que o cliente receba o produto em perfeito estado, seja bem atendido e fique satisfeito.
Por que fazer um curso de gestão de processos?
A partir do que explicamos sobre a gestão de processos, é possível entender que ela tem como principal função mapear os processos de modo que seja possível identificar com precisão o que é e como cada coisa precisa ser feita por cada responsável.
Contudo, os processos envolvem setores em articulação, assim como cada processo é interdependente do outro. Isso exige do gestor uma visão ampla dos processos da empresa e suas relações, de modo a gerenciar bem cada um deles, assim como designar e coordenar os responsáveis por eles.
Existe mais de uma maneira de fazer isso e quanto mais o empreendedor entender sobre o assunto, melhor ele saberá como aplicar essa tática em seu negócio. Em qualquer caso, esse modo de gestão busca realizar os seguintes objetivos:
– Mapear os processos existentes no negócio;
– Identificar e solucionar problemas relacionados aos processos;
– Otimizar e qualificar a gestão interna da empresa;
– Elaborar planos de ação para atualização e melhoria dos processos;
– Monitorar e avaliar os resultados das estratégias propostas pela gestão.
Para conseguir colocar em prática esse modo de gestão, percebe-se que algum conhecimento e dedicação são necessários, mas os benefícios são inúmeros, pois a qualificação dos processos irá repercutir, no mínimo, na satisfação do cliente, na gestão financeira e na organização do empreendimento como um todo.
É por isso que não só vale a pena fazer um curso de gestão de processos, como fica esta iniciativa como uma missão para o gestor que deseja ampliar as possibilidades de crescimento e sucesso para o seu negócio. Se você é um gestor buscando se qualificar para que o seu empreendimento prospere, conheça os cursos do IDEBRASIL e encontre aquele que melhor poderá contribuir para o momento atual do seu negócio!