|
Toda empresa precisa cumprir uma série de procedimentos para se manter regular e em dia com as questões jurídicas. Isso não é exatamente uma opção ética. Não cumprir certas determinações poderá resultar em problemas monstruosos para uma instituição. É por isso que existe o compliance empresarial. Se você já ouviu esse termo, mas não entendeu bem o que ele é, saiba que você provavelmente já lida com ele. A seguir vamos explicar o assunto. Confira!
O que é o compliance empresarial?
Compliance vem do verbo da língua inglesa “to comply”, significa agir de acordo com as regras. Resumindo, o compliance empresarial se encarrega disso: em fazer com que a empresa ande na linha.
Essa área estuda as condições internas e externas necessárias para identificar as normas, políticas e diretrizes que a empresa precisa cumprir e estabelecer. Ela abrange todas as esferas: fiscal, contábil, financeira, trabalhista, jurídica, ambiental, dentre outras.
Por que você precisa saber o que é o compliance empresarial?
Você precisa entender melhor o que é o compliance, mesmo que já lide com essas questões no “automático”, pois ele é fundamental. Como tudo o que faz parte de um negócio, cumprir com as obrigações da empresa pode ser algo estratégico.
Quando uma organização está em compliance, isto é, de acordo com as normas, e faz isso com excelência, conquistará uma imagem de maturidade de gestão relevante no mercado. Isso porque a conformidade com as normas gerais e de sua área, demonstrarão que a administração é competente. Além de dominar os processos e procedimentos relacionados ao negócio.
Empresas irregulares são vistas como empreendimentos de risco, o que afasta investidores, parceiros e até mesmo clientes. Mais do que isso, essa atitude é negativa para a própria empresa. Afinal, a energia e recursos que poderiam concentrar em sua qualificação é desperdiçada na resolução de problemas que poderiam ser evitáveis com um compliance empresarial adequado.
Como ter uma gestão alinhada com o compliance empresarial?
Uma vez que falamos sobre a importância de estar em sincronia com o compliance, nada mais justo do que oferecermos algumas dicas para isso. Veja a seguir:
-
Pratique uma boa gestão de contratos, mantenha ou otimize a regularidade e atualização dos acordos;
-
Utilize sistemas de informações que ofereçam recursos para o monitoramento das atividades da empresa;
-
Invista na supervisão de todas as atividades, particularmente as que não têm certificação;
-
Mantenha-se atualizado e regular quanto às determinações municipais, estaduais e federais relacionadas ao negócio;
-
Realize auditorias internas com a finalidade de atingir os requisitos relacionados ao compliance empresarial;
-
Faça adesão a um sistema de normatização e padronização para o negócio, mantendo-o sempre atualizado e ativo;
-
Fortaleça e estruture a comunicação referente aos instrumentos normativos da empresa.
Essas são algumas medidas que irão contribuir para que a sua empresa alcance um grau de excelência no compliance empresarial. Dentre outros benefícios, você perceberá uma redução de custos, aumento no rendimento operacional, uma equipe mais preparada e produtiva, e todo o reflexo positivo que isso terá na reputação da empresa.
Em síntese, as boas práticas de uma organização vão além do compliance empresarial e poderão ser uma vantagem para a empresa. Saiba sobre outros assuntos que transformarão o seu negócio acompanhando o IDEBRASIL nas redes sociais!