|
Você provavelmente já ouviu falar na diferença entre inteligência cognitiva e emocional, sobre a importância de desenvolvê-las e outras questões. Contudo, como somos educados com uma noção de inteligência muito relacionada aos saberes escolares, nem sempre entendemos bem o que é inteligência emocional.
O fato é que, para os empreendedores, essa compreensão é muito importante. O motivo é que a inteligência emocional está relacionada a diversos comportamentos e atitudes que tomamos em todas as situações.
Isso quer dizer que não é só a vida pessoal que é influenciada pelas “emoções”: a profissional também. A seguir vamos falar mais do assunto para que você possa entender melhor o que é inteligência emocional e dar o primeiro passo para desenvolvê-la!
O que é inteligência emocional?
Sinteticamente, para responder o que é inteligência emocional, podemos dizer que se trata da capacidade de um indivíduo em perceber e expressar suas emoções de maneira consciente. Significa que, em vez de simplesmente reagir às situações, a pessoa é capaz de “raciocinar emocionalmente”.
Não se trata de ser frio ou racionalizar os afetos. Pelo contrário! Quer dizer aceitá-los, entendê-los e encontrar maneiras assertivas de lidar com eles. Na psicologia, a inteligência emocional é dividida em quatro tipos de domínio básicos:
– Percepção das emoções: diz respeito à precisão com que uma pessoa identifica as próprias emoções, a capacidade de nomeá-las e diferenciá-las;
– Raciocínio por meio das emoções: trata-se da capacidade da pessoa em considerar suas emoções em seus raciocínios de maneira construtiva;
– Entendimento das emoções: é a capacidade de compreender profundamente as diferentes emoções, para além de identificá-las;
– Gerenciamento das emoções: trata-se da competência em lidar com os próprios sentimentos.
A importância da inteligência emocional para os empreendedores
Agora que você já sabe o que é inteligência emocional, pode estar se perguntando por que ela é tão importante para os empreendedores. Nesse sentido, você deve entender que as suas emoções podem influenciar seus comportamentos.
Por exemplo, a tomada de decisões, comportamentos de compra, medo de riscos, relação com colaboradores e clientes, dentre outros fatores, estão muito relacionados ao modo com que você lida com suas emoções. Dessa maneira, com um bom gerenciamento das emoções é possível ser um melhor gestor.
Como desenvolver a inteligência emocional?
Mais do que saber o que é inteligência emocional, é preciso buscar desenvolvê-la. Essa tarefa certamente é mais difícil. Um dos grandes fatores determinantes nesse contexto é a paciência. As mudanças emocionais e comportamentais não ocorrem da noite para o dia.
Persistir, ser honesto consigo mesmo e avaliar continuamente o desenvolvimento da inteligência emocional são alguns pontos fundamentais nesse processo. Podemos sistematizar as ações necessárias para que o empreendedor desenvolva a inteligência emocional em alguns pontos:
Conheça e assuma suas emoções
Os nossos afetos nem sempre são “bonitos”! Contudo, quem quer desenvolver a inteligência emocional precisa assumir todos eles. Sentimentos como raiva, inveja, ressentimento, orgulho e afins precisam ser identificados e assumidos para que uma mudança se inicie.
Aprenda a lidar com as suas emoções
Uma vez que você identificou seus principais afetos, procure entender como eles funcionam. Como influenciam no seu dia a dia? A partir dessa análise, faça um plano para mudar a maneira de lidar com eles e ter melhores resultados.
Seja empático com as emoções alheias
No processo de desenvolvimento da inteligência emocional, mudar o modo de lidar com as pessoas também é muito importante. Isso também poderá te ajudar a ser mais autocrítico. Dessa maneira, busque se colocar no lugar do outro e ver as coisas por uma perspectiva diferente da sua.
Peça ajuda!
Pessoas de confiança são fundamentais nesse processo. Elas poderão te ajudar se entender melhor, apresentar outros pontos de vista e te dar feedbacks sobre as suas mudanças. O ideal nesse caso pode ser o auxílio de um profissional, como um psicólogo.
Qualifique-se como gestor
Quanto mais um empreendedor entende sobre o que faz, mais seguro se sente. Portanto, não ignore as questões cognitivas e técnicas no processo de desenvolvimento da inteligência emocional.
Agora você entende o que é inteligência emocional? Está pronto para começar a desenvolvê-la? Compartilhe suas percepções nos comentários!