Um empreendimento pode contar com ótimas ideias, paixão dos envolvidos, determinação, ousadia e diversas outras características que se associam ao sucesso de um negócio. Contudo, nada disso será suficiente para manter uma empresa funcionando se não existir uma gestão financeira adequada.
Por sinal, um dos principais motivos de fechamento de empresas no Brasil é justamente a insuficiência da gestão orçamentária. Para evitar que seu negócio venha compor essas estatísticas, aproveite esse artigo para saber mais sobre o assunto.
O que é gestão financeira?
A gestão financeira, de um modo simplificado, trata-se da organização dos recursos monetários relacionados a uma determinada coisa. Ela pode ser, por exemplo, pessoal. Entretanto, no que diz respeito a empresas esse conceito se torna mais complexo. São vários os fatores que devem ser levados em conta na gestão financeira de uma empresa, tais como:
– Capital de giro: que mantém o negócio funcionando;
– Fluxo de caixa: que se refere a entradas e saídas de recursos da empresa;
– Lucratividade e rentabilidade: que indicam o quanto o negócio é lucrativo e rentável;
– Retorno sob o investimento: que revela os resultados alcançados em relação a um investimento, dentre outras informações.
Dados como esses precisam ser registrados e acompanhados periodicamente para o funcionamento sadio do empreendimento. A gestão financeira é isso, a administração de todos os valores referentes a custos e ganhos da empresa, de forma categorizada e organizada, visando utilizar essas informações para fazer com que o negócio cresça, manter a estabilidade em tempos de crise e evitar problemas de ordem material.
Por que a gestão financeira é importante?
É possível falar da importância da gestão financeira de um modo muito simples: ela é a base para que uma empresa possa concretizar todas as suas potencialidades, assim como uma pessoa habilidosa precisa se alimentar para exercer suas competências, entende? É um elemento básico, estrutural! Sem ela, nada funciona.
Os segredos matadores para uma gestão financeira de sucesso
Para além dos manuais de gestão que vão te oferecer conhecimentos técnicos e importantes sobre os elementos da gestão financeira, existem algumas dicas que podem fortalecer essa base e torná-la ainda mais efetiva, contribuindo para o crescimento e o sucesso da sua empresa. Algumas delas são:
– Elaboração de um planejamento estratégico, incluindo o plano financeiro e operacional, objetivos, atribuições, metas, prazos bem definidos, dentre outros elementos;
– Organização orçamentária envolvendo fatores imediatos e preditivos, isto é, situações imprevistas deverão ser projetadas de antemão para que se desenvolva um “plano B”;
– Separação das finanças pessoais das empresariais, tanto para se valorizar como profissional diante de bancos e investidores, quanto para não prejudicar seu negócio e sua vida pessoal devido a essa confusão;
– Atualização e qualificação em gestão de negócios, afinal, conhecimento é sempre a chave para orquestrar bem uma empresa;
– Acompanhamento e avaliação das ações, para que você saiba se as medidas empreendidas estão funcionando, o que é preciso modificar e, é claro, visualizar como está o cenário do seu negócio.
Se você articular essas dicas com os procedimentos básicos da gestão financeira, lembrando que cada uma dessas ações exige tempo e dedicação, é certo que alcançará voos mais altos do que os atuais com o seu empreendimento.
Encontre mais dicas diferenciadas para o seu negócio no artigo: Descubra como alcançar os seus objetivos empresariais.