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Você já deve ter percebido que o modo de funcionamento do mercado mudou e as empresas mais inovadoras estão ganhando destaque. Essas inovações compreendem mais do que produtos e serviços: o modo de gestão da empresa deve acompanhar essa tendência.
Um empreendimento atualizado e diferenciado atrai não apenas clientes mais interessantes, mas também profissionais mais competentes e o interesse dos investidores. Entenda como você pode renovar a gestão do seu negócio e dar mais um passo em direção ao sucesso.
1. Pesquise e selecione ferramentas de gestão atualizadas
A gestão eficiente dos processos internos da empresa, de modo a organizá-los e tornar os fluxos mais ágeis, conta atualmente com várias ferramentas disponíveis. Esses recursos envolvem desde aplicativos e softwares até práticas comportamentais cotidianas. Pesquise sobre quais desses instrumentos melhor se adequam ao seu empreendimento e invista neles. Se necessário, contrate um especialista em consultoria empresarial.
2. Invista nas tecnologias disponíveis
Cada vez mais o uso da internet e a automatização de processos tem modificado o cotidiano das empresas. Mesmo os pequenos negócios podem se beneficiar da tecnologia sem que, necessariamente, um grande investimento financeiro seja necessário.
Você já parou para pensar, por exemplo, no quanto usar o whatsapp pode ser uma estratégia para agilizar os fluxos de comunicação da empresa? Ou, quem sabe, um grupo no facebook? Já ouviu falar em aplicativos que podem ajudar a supervisionar e buscar melhorias para a produtividade da sua equipe? Algumas pessoas pensam que esses recursos são uma distração e tendem a atrapalhar o trabalho, mas se bem utilizados e de forma consciente, podem ser muito positivos para o seu negócio, facilitando suas ações de gestão.
3. Procure tornar a gestão da empresa mais horizontal
Talvez você já tenha ouvido falar em diferentes modos de gestão, incluindo termos como gestão horizontal, centralizada, vertical, etc. Bom, aqui vamos simplificar. Os modelos mais tradicionais de gestão envolvem a gestão vertical, com uma delimitação mais rígida entre os diferentes cargos e seus status na empresa, e a centralizada, que tem na figura de uma pessoa ou pequeno grupo o “poder” concentrado.
Embora a hierarquia possa ser necessária em um negócio, como um modo de referência, flexibilizar os “poderes” pode ser interessante. Como assim? Você poderá implementar ações que permitam que seus colaboradores tenham mais voz, participem mais de decisões, conheçam mais sobre o funcionamento da empresa e contribuam para o andamento do negócio.
Um dos benefícios de ter “muitas cabeças” pensando juntas permite que o seu negócio se torne mais inovador e bem-sucedido, além de resultar em uma equipe mais engajada e satisfeita com o trabalho. Outra vantagem é que, uma vez que você tenha uma equipe mais autônoma, a sobrecarga de trabalho será reduzida e você terá mais tempo para dedicar à gestão.
4. Torne o ambiente de trabalho atrativo
Empresas de sucesso como a Microsoft, Google e Facebook já demonstraram que um ambiente de trabalho atrativo tem a simpatia de profissionais competentes e do público. Isso também funciona para empreendimentos menores, que cada vez mais aderem a atrativos como:
– Facilidade de acesso a estudos e atividades culturais;
– Espaço de descanso e lazer no escritório;
– Momentos de confraternização da equipe;
– “No dress code” quando não for extremamente necessário.
5. Valorize o potencial e não a aparência dos colaboradores
Essa dica é simples de aplicar, embora a tradição dificulte a sua internalização. Pare e se pergunte: seu negócio precisa de profissionais competentes ou com uma aparência padrão (vestuário, cabelos, etc)? Em muitos casos, você só precisa da primeira opção.
É claro que o perfil do seu cliente e dos seus parceiros deve ser considerado nessa escolha também, pois a nossa cultura ainda avalia muito pela aparência. Mas a realidade é que bons profissionais das mais diversas áreas querem trabalhar em empresas onde possam manter a sua identidade e estilo. Sendo assim, reflita sobre o quanto essa questão é necessária na sua cultura empresarial e descarte nos casos em que for dispensável, procurando escolher os profissionais pela competência.
Para finalizar, é importante lembrar que mudanças devem ser realizadas de forma gradual e consciente: faça testes, avalie o “antes e depois”, veja o que funciona bem ou não para o seu tipo específico de empreendimento, escute sua equipe e amplie seus conhecimentos.
Inovar na gestão da empresa não é aplicar soluções aleatórias, mas saber o que está fazendo e por quê. Quer mais algumas dicas para continuar inovando em sua empresa? Deixe-nos um comentário.