Completa Gestão Empresarial

CDE - Curso de Desenvolvimento Empresarial - Completo

conselheiro lafaiete-MG 26 DE Agosto
Rua: Dias de Souza, 255 - Lourdes, Conselheiro Lafaiete - MG, CEP 36400-000 - telefone: 31 3769.6900

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O QUE É CDE

Um programa de capacitação completo em gestão pensado para empresários de micro, pequenas e médias empresas, profissionais liberais e micros empreendedores, que realmente necessitam de soluções práticas em uma linguagem muito simples, e que consigam aplicar no seu dia a dia, as ferramentas essenciais, que irão trazer resultados imediatos, mesmo já com tantas atribuições e responsabilidades.

A QUEM SE DESTINA

Empresários, sucessores, futuros empreendedores, gerentes, supervisores e coordenadores de micro, pequenas e médias empresas, profissionais liberais e micros empreendedores que desejam ter o controle absoluto de sua empresa, além de profissionais da área financeira e administrativa que queriam amplificar sua visão para outros setores da empresa, dando um maior apoio ao empresários se destacando dos demais funcionários.

PRÉ-REQUISITO

Não existe nenhum pré-requisito. Qualquer pessoa independente de sua formação acadêmica pode participar deste curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - MÓDULO 1: CUSTOS

Empresário x Empreendedor
Conceito de Custos
Conceito de Investimento
Custo Fixo e Custo Variável
Custos Invisíveis
Cálculo de Folha de Pagamento
Depreciação
Cálculo de Imposto
CMV – Custo da Mercadoria Vendida
Construindo uma Planilha de Custos
Apuração de Lucro
Roteiro Básico para minha Planilha de Custos
Fórmula Estrutural de Custos
Fórmula Estrutural de Custo Desdobrada
Grupo CMV
Grupo OCV – Outros Custos Variáveis
Ponto de Equilíbrio
Técnica do Pastel Chinês
Markup
Formação do Preço de Venda
Política de Desconto
Orçamento Previsto x Realizado

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - MÓDULO 2: FINANÇAS

Juros Por Dentro e Juros por Fora
Juros Simples e Juros Compostos
Índice para facilitar a venda a prazo
Balanço Patrimonial e como fazer a leitura correta de seus indicies
Ciclos: Financeiro, Econômico e Operacional
PMR – Prazo Médio de Recebimento
AMR – Atrazo Médio de Recebimento
PME – Prazo Médio de Estoque
PMP – Prazo Médio de Pagamento
DMD – Dispêndio Médio Diário
NKG – Necessidade de Capital de Giro
Visão Estratégica para controle da NKG
Movimento de Caixa Integrado
Contas a Pagar e Contas a Receber
Fluxo de Caixa Tático/Operacional (Curto e Médio Prazo)
Fluxo de Caixa Estratégico (Longo Prazo)
Fluxograma de Sistematização Financeira 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - MÓDULO 3: EMPRESA: GESTÃO DE PESSSOAS E PROCESSOS

O principal fator de sucesso de uma empresa
As 10 CCE´s - Características de Comportamento Empreendedor.
Metas SMART
Metas Harmônicas
Leminiscata (Oitinho) – Ferramenta para solução de conflitos
Diferença entre Eficiente e Eficaz
Organograma
Fluxograma
Normas e Procedimentos
Os 5 Subsistemas
Conceito Ganha / Ganha
Avaliação Pessoal - Gráfico Bola Cheia e Bola Murcha
Motivação: Hierarquia das Necessidades Motivacionais de Maslow
Fatores Higiênicos e Motivacionais de Hezberg
Conceito de Liderança
Liderança por Poder x Liderança por Autoridade
Estilos de Liderança X e Y
Funções de um Gerente
Comunicação
Planejamento (ETO) Estratégico, Tático e Operacional 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - MÓDULO 4: NCE - NEGOCIAÇÃO, COMPRAS E ESTOQUE

Giro de Estoque
E (max) - Estoque Máximo
E (min) - Estoque Mínimo
TR – Tempo de Reposição
CM – Consumo Médio
Cálculo Lote de Compra
TP – Tempo de Pedido
Curva ABC
Gestão de Estoque
Responsabilidade de Compra
08 etapas do ciclo de compras
Calculo dos custos agregados de um produto
06 fatores de escolha de fornecedor
Método de classificação de fornecedor
04 pontos de uma proposta
06 etapas de um compra
Cálculo Lote de Compra
Cálculo do preço de compra
Definição do PV (Preço de Venda) no momento da compra
Objetivo de uma negociação
Estratégias básicas para uma boa negociação
06 etapas de uma negociação
Características de um bom negociador

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - MÓDULO 5: MARKETING E VENDAS

Conceito de Marketing
Finalidade da Publicidade
Componentes da Publicidade
Fluxograma do Marketing
Pesquisa
Objetivo
Métodos
Tipos de pergunta
Desenvolvimento
Aplicação
Tabulação
Analise
Decisão
Fatores de influência de comportamento do cliente
Fatores Culturais
Fatores Sociais
Fatores Pessoais
Fatores Psicológicos
Os 4Ps
Os 4As
Ciclo de vida de produto
Matriz de portfólio de produto
Cálculo de tamanho de mercado
Peça publicitária – AINDA / CONTAMINAIDA    
Plano de Marketing
AAI – Analise Ambiental Interna
AAE – Analise Ambiental Externa
Objetivo: Quantitativo / Qualitativo
Estratégia de Marketing
Plano de Ação
Projeção de Venda e Lucro

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - MÓDULO 6: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Conceito de Planejamento Estratégico
Layout do Planejamento Estratégico
Fluxograma do Planejamento Estratégico
AAI – Analise Ambiental Interna
Pontos Fortes
Pontos Fracos
AAE – Analise Ambiental externa
Ameaças
Oportunidades
Analise de Cenários Futuros
Pessimista
Otimista
Mais provável
Definição da Missão e no Negócio
Forças competitivas
Entrada de novos concorrentes
Ameaça de substituto
Poder de negociação dos compradores
Poder de negociação dos fornecedores
Rivalidade entre concorrentes existentes
Analise das vantagens competitivas
Estabelecimento de Objetivo estratégico
Definição de Planos e Projetos
Fluxo de Caixa projetado
Projeção do lucro a longo prazo
Implementação dos Planos e Projetos
Controle, avaliação e ações corretivas na implantação

Leonardo Navarro

Leonardo Navarro é empresário, graduado em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Sócio Diretor do IDEBRASIL (Unidade Belo Horizonte/MG); Facilitador do CDE -  Curso de Desenvolvimento Empresarial; Consultor; Coordenador de Projetos e Gerenciamentos; Palestrante e pesquisador.

Leonardo Navarro

Leonardo Navarro é empresário, graduado em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Sócio Diretor do IDEBRASIL (Unidade Belo Horizonte/MG); Facilitador do CDE -  Curso de Desenvolvimento Empresarial; Consultor; Coordenador de Projetos e Gerenciamentos; Palestrante e pesquisador.

METODOLOGIA

Todos os cursos do IDEBRASIL foram desenvolvidos para que você, através das ferramentas e conhecimento de gestão, consiga aumentar o seu lucro. Este é o nosso principal objetivo. Desta forma nossa metodologia é totalmente prática, você aprenderá fazendo e em uma linguagem muito simples de forma que conseguirá aplicar as ferramentas no seu dia a dia, mesmo com tantas atribuições que você já possui, gerando resultados de forma imediata.

Carga Horária: 120 horas 

O curso é dividido em 6 módulos de 20 horas cada um. Cada módulo tem a duração de 5 dias, com 4 horas / aula por dia. Os módulos acontecem com um intervalo médio de 5 semanas entre um e outro. Estes intervalos de 5 semanas são fundamentais para que você possa aplicar o conhecimento adquirido em cada módulo e começar a ter os resultados esperados.

Os horários são das 08h00 às 12h00 ou das 19h00 às 23h00 - Turmas período MATUTINO e Noturno

Local das aulas: verificar na inscrição

Dra. Bianca Paludo
Odontoclinic - Campo Grande-MS

"Sou dentista e tenho uma franquia odontológica: a Odontoclinic. Com o crescimento senti a necessidade de estar mais p...

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Dra. Bianca Paludo

Odontoclinic - Campo Grande-MS

"Sou dentista e tenho uma franquia odontológica: a Odontoclinic. Com o crescimento senti a necessidade de estar mais presente na administração. Eu via a clínica crescendo, o número de pacientes aumentando, mas continuava com o sentimento de frustração. Foi então que o Vinicius, representante do IDEBRASIL, apareceu com o Curso do IDEBRASIL. Minha vida mudou e hoje só tenho a agradecer aos profissionais do IDEBRASIL. Tenho convicção que meu negócio é muito bom. Todos os módulos são ótimos! Indico este Curso a todos. Com certeza vai mudar a vida. É maravilhoso!"...

Pedro Guilherme Maia Ribeiro
Betim-MG

"O IDEBRASIL me proporcionou um conhecimento além do que eu imaginava. Ao melhorar o meu controle sobre a empresa poss...

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Pedro Guilherme Maia Ribeiro

Betim-MG

"O IDEBRASIL me proporcionou um conhecimento além do que eu imaginava. Ao melhorar o meu controle sobre a empresa possibilitou que eu tivesse mais tempo pra mim mesmo, e permitiu que eu abrisse minha nova empresa, que com certeza sem o IDE [sic] enfrentaria muitos mais problemas para se firmar no mercado. Ao fim do primeiro módulo, realizando o que foi aprendido em sala na minha empresa, eu me deparei com uma situação inédita: estava 'solto no mundo' (pronto para por em prática algo que tinha aprendido em sala de aula pela primeira vez). Assustado com o desafio entrei em contato com o instrutor que me auxiliou. Consegui com o tempo mudar o quadro da minha empresa. Hoje eu sei exatamente para onde eu estou indo, e meus resultados em comparação há um tempo antes do curso são incomparáveis. Hoje, além do conhecimento que adquiri com o 'IDE' tenho também os contatos profissionais. Um curso como este - de aprendizado tão fácil como é - vale a pena por cada centavo. E quanto à pergunta 'se o curso se paga ou não', tenho plena certeza que o meu curso já esta pago após seis meses de estudos e principalmente de aplicação. E não há porque não indicá-lo. Seria ótimo se esse conhecimento, que a propósito se tornará obrigatório em todas as minhas empresas, alcançasse a todos. Super essencial. Ao fazer o Curso você repara que algumas coisas ditas ali você já conhece, no entanto ficamos boquiabertos com como fazemos estas coisas de formas mais difíceis e na maioria das vezes até de forma errada. Hoje eu considero minha obrigação indicar este curso a todos. Eu quero o bem das pessoas ao meu redor, e o Curso fornecido pelo 'IDE' faz com que nós, empreendedores, façamos nosso trabalho da melhor forma, melhorando em todos os âmbitos nossa vida... Existe um porquê de não indica-lo? Agradeço ao 'IDE' por possibilitar que eu pudesse abrir minha empresa, fornecendo conhecimento e, acima de tudo, coragem. Foi através do meu aprendizado durante o Curso que descobri como eu sou capaz. Hoje eu olho um ramo totalmente diferente do meu e penso 'eu posso fazer isso'. Sinto-me mais leve por conseguir enxergar as coisas que estão ao meu redor, Obrigado a todos que possibilitaram esse conhecimento, principalmente a Dinha (representante IDEBRASIL na Grande BH), por ter me ajudado a ingressar no Curso, e ao instrutor Amandio Bastos, por ter tido paciência e ter me auxiliado em todas as minhas dificuldades. Espero ser um exemplo para a instituição do 'IDE' e assim como vários casos citados durante o Curso, espero ser um deles, e o principal deles."...

Magda Bez
Omega Contabilidade - Balneário Camboriú-SC

"Segurança talvez seja a palavra que expresse melhor o sentimento pessoal após iniciar o CDE. A linguagem f&aac...

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Magda Bez

Omega Contabilidade - Balneário Camboriú-SC

"Segurança talvez seja a palavra que expresse melhor o sentimento pessoal após iniciar o CDE. A linguagem fácil usada pelos consultores para abordar temas complexos nos deixa confortáveis para ver que são possíveis a aplicação e o aprendizado. Além da objetividade das ferramentas para facilitar a vida dos empresários. Atrevo-me a dizer que o IDEBRASIL além de mostrar o caminho, caminha junto para acertar nossos passos. Houve o refinamento do conhecimento do nosso negócio com o aprendizado das dicas para obtenção, interpretação dos dados e a tomada de decisão resultando ganho de tempo e dinheiro. Sem dúvidas o curso se paga! A partir do primeiro módulo, ou melhor, a partir da primeira aula, é possível obter resultado financeiro positivo. Entendo que os negócios prosperam quando nós, empresários, temos o conhecimento do nosso negócio e podemos avaliar isso em números. É fantástico! O caso de cada um é trabalhado. É uma consultoria."...

Fernando Duarte e Gabriela Inácio
Betim-MG

"Antes de iniciarmos o Curso, a vida era somente voltada para a empresa. Hoje conseguimos ver um futuro onde conseguiremos te...

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Fernando Duarte e Gabriela Inácio

Betim-MG

"Antes de iniciarmos o Curso, a vida era somente voltada para a empresa. Hoje conseguimos ver um futuro onde conseguiremos ter vida pessoal e administrar nossa empresa com sucesso. Conseguimos definir e entender a planilha de custos da empresa; Aprendemos a trabalhar com o fluxo de caixa, o que tem sido realmente um diferencial, conseguindo visualizar o futuro financeiro. A gestão de pessoas está melhorando a cada dia. Através da pesquisa de satisfação de clientes que realizamos, conseguimos ver alguns pontos muito importantes a serem melhorados. Tivemos redução de 4% de custos com fornecedores; adquirimos uma visão de gestor empreendedor. Esses são apenas alguns benefícios que atingimos perto dos inúmeros que vamos conseguir alcançar até o final de 2013. Já fizemos várias indicações de certeza de participação. O Curso mudou totalmente nossa postura dentro da empresa! O CDE nos ensinou como realmente se deve administrar uma empresa para obter sucesso."...

Silas Marcos Alves
Paraíso das Camas - Umuarama-PR

"O Curso do IDEBRASIL me proporcionou um maior conhecimento de administração! Gostei por ser um treinamento mui...

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Silas Marcos Alves

Paraíso das Camas - Umuarama-PR

"O Curso do IDEBRASIL me proporcionou um maior conhecimento de administração! Gostei por ser um treinamento muito prático. Os conhecimentos que adquiri consegui colocar em prática. A empresa ganhou mais organização, principalmente com a planilha de custos! Às vezes achamos que estamos perfeitos, mas percebemos que temos muito o que aprimorar. Somente nos cortes de despesas na empresa já conseguimos pagar o Curso! Com certeza indicaria. Indico este Curso por ser muito prático, sei que o que é visto em sala pode ser aplicado na empresa! É um treinamento de muita importância para a pessoa e a empresa. Eu fiz 4 anos de faculdade e, na prática, o que vi no Curso em 06 meses é o mesmo conteúdo."...

Cristiane Coelho Halfen
Qualittá Cosméticos - Balneário Camboriú-SC

"Fazer o CDE foi uma realização pessoal! Adquiri mais conhecimento e repensei minhas atitudes no cotidiano. Os ...

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Cristiane Coelho Halfen

Qualittá Cosméticos - Balneário Camboriú-SC

"Fazer o CDE foi uma realização pessoal! Adquiri mais conhecimento e repensei minhas atitudes no cotidiano. Os resultados para minha empresa foram os melhores possíveis! Só em ter acesso às informações precisas ao desvendar cada módulo foi possível vislumbrar o leque de oportunidades que temos ao nosso alcance. O curso se paga em curto prazo! Indico a todos aqueles que acreditam que empreender é negócio sério e que realmente querem crescer. Acima de tudo estudar enobrece. Nós empresários achamos que sabemos de tudo com nossa experiência operacional diária, o que não é verdade. Nós devemos ser gestores e lideres! Gerir uma empresa vai muito além do ?feeling?. É preciso saber fazer, porque fazer, e o que fazer! Isto e muito mais nós aprendemos no CDE - Curso de Desenvolvimento Empresarial do IDEBRASIL."...

VOCÊ VAI APRENDER

MÓDULO 1: CUSTOS

Como apurar seu lucro real mensal
Terá uma visão clara do que acontece na empresa
Terá sua empresa em suas mãos
Conhecerá seus números para tomar decisões corretas que tragam retorno imediato
Aumentará a sua lucratividade
Planilha de Custos – A ferramenta indispensável para qualquer empresa
A Fórmula Mágica para desenvolver estratégias lucrativas de gestão de custos
Como extrair o máximo de lucro do negócio
Um vilão ou um aliado - Desmistificação o Markup
A arte de formar o preço de venda
Políticas de Descontos Inteligentes para dobrara suas vendas
Orçamento Base Zero, racionalizando seus custos.

MÓDULO 2: FINANÇAS

As diferenças entre os diversos tipos de juros
Como calcular o custo real de um empréstimo
Como utilizar os juros compostos e acumular riqueza
Como calcular o valor de sua empresa
A diferença entre lucratividade e rentabilidade
O seu dinheiro no tempo: CICLO FINANCEIRO
Quanto preciso de dinheiro para o meu negócio girar.
Estratégias para diminuir sua necessidade de capital de giro
Fatores que aumentam e diminuem o dinheiro no caixa
Como evitar antecipação de recebíveis.
Preveja o Futuro e durma em paz
Como blindar a sua movimentação financeira

MÓDULO 3: EMPRESA: GESTÃO DE PESSSOAS E PROCESSOS

As CARACTERÍSTICAS e COMPRTAMENTOS das pessoas de sucesso.
Estabelecer objetivos e como alcançá-los
Construir metas pessoais e profissionais sem conflitos
Como desenvolver um equipe que pensa no todo (Ganha / Ganha)
Processos que aumentam a eficácia de sua equipe
Os vários setores de uma empresa e como eles se relacionam
Como se comunicar de forma eficaz
O que é liderança
Avalie se você está preparado para liderar pessoas
Saiba qual o seu estilo de Liderança
Como motivar diferentes pessoas
Domine sua equipe
Desenvolva uma equipe que vista a camisa da empresa
Como desenvolver um projeto estratégico, tático e operacional de forma simples e rápida.
Como ter o máximo de engajamento de sua equipe
Como extrair o máximo de cada colaborador
Delegar sem precisar ficar mandando
Como ter mais tempo para você e sua família

MÓDULO 4: NCE - NEGOCIAÇÃO, COMPRAS E ESTOQUE

O que é estoque e seus diferentes tipos
Calcular os níveis de estoque (estoque máximo, mínimo e de segurança.
Calcular o lote de compra ideal
O momento certo de emitir um novo pedido
Saberá quais são os produtos que representam 80%, 15% e 5% do seu faturamento
Como evitar perda de venda por falta de produto, o famoso “tem mas acabou”
Como ter o estoque ideal, aquele que não falte e nem sobre;
Comprar no momento certo, o produto certo, na quantidade certa pelo preço certo.
Como que se calcula o lucro de um produto no momento da compra
As principais técnicas de negociação para atingir o seu objetivo
Como se tornar um grande negociador
Quais são as etapas de uma compra para comprar estritamente o necessário
Como selecionar os melhores fornecedores e torna-lo seu parceiro com uma relação ganha-ganha.

MÓDULO 5: MARKETING E VENDAS

Como vender mais e aumentar o seu lucro
O que é marketing
Qual a diferença entre marketing e propaganda
Pesquisa a ferramenta essencial para qualquer empresa
Quais as etapas de um marketing bem feito
Como fazer uma campanha publicitária que gere resultado
Como avaliar os seus concorrentes
Conhecer o seu cliente na palma de sua mão
Quanto a sua loja pode vender na região que atua
Dominar o rumo certo para sua empresa
Como fidelizar o seu cliente
Como identificar, entender para atender as necessidades de seu cliente
Diferença entre cliente passante e cliente rentável
Como focar no seu cliente rentável 

MÓDULO 6: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Como fazer um diagnóstico preciso de seu negócio
Analisar o que você tem de pontos fortes e como potencializar
Analisar o que você tem de pontos francos e como minimizar
Missão a identidade de sua empresa
O que é o seu negócio
Bola de Cristal – analisando os cenários futuros
Ser competitivo uma necessidade para o presente e para o futuro
Futuro – como defini-lo
Futuro – como alcança-lo
Analisar as alternativas e definir a mais lucrativa
Controlar, avaliar e corrigir para alcançar o futuro desejado

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Karen Gonçalves
Advogada

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