Você: o melhor empresário!

Nossas Publicações

27/04/2017

Você: o melhor empresário!

Imagine você conquistar o mérito de ser um excelente empresário. Você pode chegar lá! Existe um caminho fantástico, desafiador e gratificante. Pois, como você já percebeu, hoje não dá mais para administrar uma empresa de qualquer jeito, trabalhar no achismo e no sentimento. É preciso ser um profissional com ferramentas que permitam decisões baseadas em números, dados e fatos – ou seja, fazer escolhas certas. E ganhar muito dinheiro com isto!

Você sabe que muito do que pratica no dia a dia vem com o aprendizado através da convivência com outros donos de negócios,  trabalhando em outras empresas, de informações colhidas dos seus fornecedores, de estudos, tentativas, experimentações, erros e acertos, e ainda do aprendizado com familiares – aprendeu com seu pai, por exemplo. Tudo isso, muitas vezes, leva você à tomada de decisão por emoção  – o famoso “achismo”: acho isto, acho aquilo -, e quando “achamos”, não tendo certeza, podemos acertar ou errar. Cada vez que erra, o empresário acaba “batendo com a cabeça na parede e caindo”, e, dependendo do tamanho da pancada, pode cair e nunca mais se levantar. E como doem essas pancadas! E o pior: elas geralmente não doem na cabeça, mas na parte mais sensível do empresário: o bolso.

No momento atual, com tantas novas técnicas, o mundo digital etc., para vencer nos negócios, temos que procurar não errar. Isto mesmo: esforço para erro zero! Qualquer meio por cento já é muito! A lucratividade não é alta e perder de pouco em pouco, por equívocos, faz com que, em pouco tempo, acabe o lucro.

Nós, do IDEBRASIL, temos conseguido eliminar pequenos equívocos nas empresas, em diversas áreas, como nos custos, no financeiro, em processos e liderança, no marketing, e orientado para um bom planejamento. Capacitando empreendedores há 18 anos, hoje, já proporcionamos essa orientação a mais de 28.000 empresas, em 23 estados do Brasil e no Paraguai. O resultado somatório dessa eliminação de muitos pequenos equívocos e da melhor qualidade das decisões atinge a faixa de 7% a 17% na alavancagem do lucro dessas empresas.

Dica:

Minha dica agora é a seguinte: faça uma reflexão sobre a qualidade das suas decisões, olhando para os resultados que elas estão lhe proporcionando:

– estão baseadas numa planilha mensal e sistêmica de custos, num fluxo de caixa projetado para, no mínimo, 6 meses?

– sua equipe está motivada, treinada, comprometida e não gera desgastes emocionais ou retrabalhos (o que é prejuízo)?

– seus estoques (que significam dinheiro parado) estão mínimos, mas não falta mercadoria?

– seus clientes estão totalmente satisfeitos?

– e você tem um plano de negócios estudado e planejado para os próximos 2 a 5 anos?

Caso a reflexão sobre alguma dessas questões gere incômodo, sugiro procurar melhoria urgente. Nós temos a certeza de que podemos contribuir com soluções simples, práticas e que trazem resultados imediatamente. Comece a ganhar seus pontos percentuais a mais de lucro agora!

Por: Elton Lívio Petterle

Administrador graduado, MBA - Gestão de Negócios pela FGV - RJ e engenheiro civil pela UFPR, Empresário, Consultor, Especialista em Gestão de micro e pequenas empresas, com experiência no convívio com mais de 10 mil empresas. Palestrante, Pesquisador e Presidente do IDEBRASIL. Coordenou o projeto Carajás (Vale do Rio Doce) e o Projeto de Duplicação da Cenibra.

VEJA TAMBÉM - NOVIDADES EM DESTAQUE