Como ganhar mais dinheiro com o seu negócio em poucas horas?

Nossas Publicações

02/05/2017

Como ter mais lucro em poucas horas?

Queremos ajudá-lo a descobrir as causas de diminuição do lucro de sua empresa sob o prisma da própria estrutura do negócio, sem focar no cenário atual do mercado.

Todas as empresas, independentemente da área de atuação (comércio, indústria ou serviços), possuem custos, cuja análise é imprescindível para a apuração correta do lucro e o gerenciamento financeiro eficaz. Os custos podem ser os grandes vilões responsáveis pela diminuição do lucro.

Você sabe quais são esses custos? Como identificá-los? Como utilizar ferramentas para, a partir da análise dos custos, aprimorar suas técnicas de gestão?

Vamos a alguns conceitos essenciais:

Custos do produto (CMV) ou (CSP):
Referem-se aos gastos efetuados com materiais e insumos (na produção do bem, no caso da indústria; também conhecido como custeio de produção), aquisição do produto (no caso do comércio: custo da mercadoria vendida – CMV) ou realização de serviços (custo do serviço prestado – CSP).

Custos variáveis:
São aqueles que variam proporcionalmente ao volume produzido ou ao volume vendido. Exemplos: comissões sobre vendas, impostos, CMV, frete, entre outros.

Custos fixos:
Existem independentemente da quantidade produzida ou do valor de vendas. Exemplos: aluguel, honorários de contador, luz, salário dos funcionários fixos (sem comissões), seguro de veículos, entre outros.

Custos Invisíveis:
São custos / despesas fixos ou variáveis que não passam todo mês pelo caixa da empresa. Ignorá-los pode gerar a impressão de lucro maior e mascarar a real situação da empresa.

Demonstrativo de Resultado (DRE) – Planilha de custos:
Trata-se de uma ferramenta utilizada para análise econômica da empresa e apuração de lucro por determinado período. É composta por informações sobre vendas totais, imprevistos, custos fixos e variáveis, e permite aferir o efetivo lucro mensal, bem como o ponto de equilíbrio.

Apuração do Lucro:
Podemos utilizar duas ferramentas simples para apurar o lucro com precisão em empresas de pequeno e médio porte: a fórmula estrutural de custos simplificada e o DRE. A primeira simplifica o cálculo do ponto de equilíbrio, além de permitir ensaios de formação de preço e política de descontos. A segunda possibilita mapeamento e racionalização de custos de forma simples e rápida.

Quer saber mais sobre os conceitos? Sobre como empregar as ferramentas adequadas para descobrir o grau de viabilidade de um negócio e / ou apurar seu lucro efetivo?

Essas e outras informações podem ser obtidas por meio dos cursos IDEBRASIL. Em poucas horas, você aprenderá a visualizar a gestão de sua empresa de forma completa, diferente, simples e prática, gerando resultados imediatos.

Não se trata de mágica, mas sim de ferramentas e técnicas criadas e patenteadas pelo IDEBRASIL, que já transformaram a vida de mais de 28.000 empreendedores em todo o Brasil e geraram resultado de mais de 1 bilhão de Reais em lucro no ano de 2016 – na contramão da crise enfrentada pelo País.

Luiz Ricardo Sanderson Petterle

Por: Luiz Ricardo Sanderson Petterle

Coordenador de Produtos Corporativos - IDEBRASIL - Paraná.

VEJA TAMBÉM - NOVIDADES EM DESTAQUE