A história do IDEBRASIL confunde-se com a história do seu fundador, Elton Lívio Petterle. Natural de Ponta Grossa (PR) iniciou suas atividades profissionais aos 16 anos. Formou-se em Engenharia pela Universidade do Paraná, e aos 26 anos teve a oportunidade de trabalhar no Projeto Carajás, chegando ao cargo de Coordenador. O jovem engenheiro passou a ter sob sua responsabilidade direta e indireta mais de 117.000 pessoas, envolvidas em projetos de construção e estruturação de jazidas de mineração, e infraestruturas necessárias para sua exploração, como pontes, ferrovias e cidades.
Elton decide também ser empresário. O executivo – mesmo com seu tempo bastante ocupado com o Projeto Carajás – abriu duas microempresas, sendo uma na cidade de Curitiba e a outra em Belo Horizonte, ambas na área de confecções. E para levar adiante os dois negócios, recorreu ao mercado para contratar profissionais que 'tecnicamente' estivessem aptos a fazê-lo, dada a sua impossibilidade de encarregar-se da gestão das empresas pessoalmente.
Nenhuma das lojas teve sobrevida. O lucro obtido pelas empresas no curto período de suas existências não foram suficientes para mantê-las funcionando.
Partindo de uma frustração pessoal, Elton dedicou-se a investigar sobre as causas do fechamento não apenas das suas, mas das tantas outras empresas que morrem no Brasil. E suas constantes viagens como executivo possibilitaram que estendesse sua pesquisa para vários estados. Ao final do seu trabalho, mais de 1.500 empresas já faziam parte da sua amostra de investigação ao longo de 08 anos. Algo ficava cada vez mais claro: o conhecimento era a chave para gerir qualquer empreendimento, independente do seu porte, assim como a falta dele era determinante para o insucesso de qualquer negócio.
Tendo de um lado suas pesquisas sobre as deficiências do empresário comum brasileiro, e do outro lado, o conhecimento adquirido em sete anos de intensos estudos no meio acadêmico, constatou que o conteúdo dos cursos tradicionais não contempla a realidade do empresário das micros, pequenas e médias empresas. E algo mais preocupante lhe ocorreu: o empresário que busca o conhecimento tradicional no período no qual sua empresa mais precisa poderá estar sujeito a passar vários anos em busca de uma solução que a escola formal (a universidade) não lhe dará, sendo, portanto, uma realidade por vezes cruel e traumatizante.
O IDEBRASIL - Instituto de Desenvolvimento Empresarial - é uma organização privada fundada em 1999. Sua ação, impulsionada pelo ideal do seu Fundador, Dr. Elton Lívio Petterle, visa disseminar o conhecimento simples e prático de gestão para o alcance do crescimento com harmonia e liberdade, baseado na premissa de que "o simples é o correto". Dentro da concepção da atuação do Instituto, considera-se:
Compartilhar conhecimentos de gestão com os empreendedores nas Micros e Pequenas empresas, de forma prática, objetiva, simplificada, na linguagem deles, possibilitando condições de sustentabilidade, atuando junto às instituições (Estado, Escolas, Grandes Empresas e Associações) na conscientização e apoio às MPEs.
Desenvolvimento com Harmonia e Liberdade
Objetividade e Foco nos Resultados
Não perder tempo com fatores que não tenham relação direta com o resultado proposto/ acordado.
Racionalização de Custos
A prioridade primeira deve ser uma forma de contemplar o cliente. Interesse verdadeiro pelo cliente.
Necessidade do Cliente
Buscar constantemente formas de se fazer melhor, mais rápido e mais barato.
Metodologia do Esforço Eficaz (20/80)
Primar por processos que gerem mais resultados com menos gasto de energia (material/ esforço/ custo/ recurso). Simplificação que resolva.
Espírito de Servir
Cultivar o espírito de servir, buscando sempre, além de apoiar, identificar as necessidades de apoio ao outro. Estar disponível por inteiro.
Comprometimento
Estar por inteiro e de forma responsável nas atividades. Buscar honrar os compromissos feitos e acordados. Tornar-se confiável.
Desenvolvimento Constante
Estar sempre aberto a novas formas de aprendizado.
"Eu Sou o IDEBRASIL"
Interiorizar o senso de que, na relação com clientes, empresas e instituições, somos sempre representantes do IDEBRASIL.
Ética
Comportamento pessoal similar ao que eu gostaria de ser tratado, limitado ao não prejuízo do outro.
Sustentabilidade
Gerar recurso necessário para realizar a Visão e a Missão da empresa. Todo projeto de aplicação deverá ter um projeto de origens do recurso bem fundado.
Aos 26 anos, Elton Petterle participa da gestão do Projeto Carajás.
1987Dá-se início às pesquisas junto a 1.500 empresários para diagnóstico dos problemas de gestão das micros e pequenas empresas.
1988Após a concepção da metodologia, é organizada a primeira turma no Distrito de Posto da Mata (Nova Viçosa - BA). Pouco tempo depois do início, Elton começa a ser abordado nas ruas por comerciantes e prestadores de serviços locais para manifestar-lhe gratidão. Nem o engenheiro Elton havia sido capaz de mensurar o impacto do seu método nas empresas, e como isso se refletiria na vida das pessoas. Nasce ali mais do que uma metodologia simples, prática e inovadora: nasce um projeto de transformação social e econômica.
1999Extendendo sua atuação para 17 estados, foi necessário reposicionar a sede do Instituto por questões logísticas. Foi escolhida a cidade de Vila Velha (ES), por melhor atender às necessidades de deslocamento para desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul. Foi mantido também um escritório de apoio em Curitiba.
2004Empresários paraguaios residentes próximos às fronteiras com os municípios brasileiros onde atua o IDEBRASIL tomam conhecimento do "Curso do IDEBRASIL". A presença dos mesmos acaba se tornando um fato comum em cidades a exemplo de Foz do Iguaçú (Paraná). Diante da demanda expressiva, cria-se ainda que em modelo experimental a primeira unidade de franquia do IDEBRASIL: o IDEBRASIL-PY (Paraguay).
2013/1Após intenso trabalho de adaptação, sem abrir mão da essência e da potência metodológica, o Instituto lança 02 dos 06 módulos do seu CDE - Curso de Desenvolvimento Empresarial - na modalidade de Educação à Distância, em parceria com o renomado Grupo Curso Prof. Luiz Carlos (Paraná).
2013/2Dentro do seu Planejamento Estratégico para o ano de 2022 (a chamada "Agenda 22"), o IDEBRASIL assume no ano de 2012 o desafio de capacitar um grande contigente de donos de negócios, em todos os estados brasileiros. Contudo, o canal de distribuição até então utilizado desde sua fundação não serviria a este propósito. Inicia-se os estudos então para a mudança do modelo para o sistema de franchising, assessorado por renomadas empresas: a Nexus Consultoria, o Escritório de Advocacia Kuster & De Angeli e o Grupo Bittencourt (referência internacional em estudos de viabilidade de modelos de franchising).
2015Inauguração de duas novas unidades: Grande BH (MG) e Vale do Itajaí (SC)
2016/2017Inauguração de Novas Unidades: Belém (PA) e Grande Vitória (ES).
2019Conheça quem realiza e possibilita os melhores caminhos para a sua empresa.