A IMPORTÂNCIA DA SATISFAÇÃO DE CLIENTES PARA O NEGÓCIO

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13/09/2018

A IMPORTÂNCIA DA SATISFAÇÃO DE CLIENTES PARA O NEGÓCIO

A SATISFAÇÃO DE CLIENTES FIDELIZA

Você já parou para mensurar o investimento financeiro e o tempo necessário para conquistar um cliente? Essa ação, com certeza, é necessária, mas é apenas o primeiro passo da sua empresa com o consumidor. Tenha sempre em mente que fidelizar o cliente é muito mais barato que conquistar novos.

Se você quiser valorizar esse investimento inicial precisa prosseguir para fidelização do cliente. Estratégias a parte, o modo mais garantido é deixá-los satisfeitos com os produtos e serviços ou, até mesmo, superar expectativas.

CLIENTES SATISFEITOS ATRAEM NOVOS CLIENTES

Mais uma vez, os clientes fiéis geram economia para a sua empresa. Prestar um atendimento de qualidade é mais barato que o processo de prospecção de novos. Além de as pessoas fiéis ao seu negócio serem um complemento do marketing.

O grande diferencial do boca a boca é: vem sempre com uma carga de confiança. A sua empresa não teria isso sozinha. A indicação acontece entre pessoas conhecidas e em um ambiente mais receptivo.

Agora você sabe que a satisfação de clientes gera economia para a sua empresa. Ela ainda fortalece a reputação da sua marca, aumenta e facilita a sua prospecção de novos clientes. Mas, como fazer isso acontecer? Não é mágica! Listamos algumas dicas breves e efetivas para que você possa investir certo no relacionamento com o cliente.

FAÇA PESQUISAS DE PERFIL E SATISFAÇÃO DE CLIENTES

Conhecer bem os clientes e como eles se sentem em relação à sua empresa é sempre o primeiro passo para qualificar a relação.

INVISTA NA CORREÇÃO DE ERROS E QUALIFICAÇÃO DO ATENDIMENTO

Uma vez que você tenha identificado possíveis problemas no relacionamento entre a sua empresa e os clientes, solucione! Mas não pare por aí. Aproveite suas pesquisas para entender melhor quem é o consumidor do seu negócio e direcionar melhor suas ações para ele.

CULTIVE O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE PARA ALÉM DA VENDA

Para fidelizar os clientes de fato, é preciso cultivar a relação mesmo após a concretização da venda. As redes sociais e informativos são uma ótima opção para isso!

PREZE PELA TRANSPARÊNCIA E AGILIDADE

A satisfação de clientes mantém uma relação muito estreita com o quanto a empresa é capaz de responder com honestidade e velocidade às demandas do consumidor. Então, adapte-se ao ritmo!

SURPREENDA SEUS CLIENTES

Encantar os clientes faz parte do processo de fidelização e satisfação. Aproveite as informações das pesquisas e crie possibilidades de antecipá-los em suas demandas.

Essas dicas te ajudaram? Você acha que existem outras ações que auxiliam na satisfação de clientes? E para fidelizá-los? Compartilhe suas opiniões com outros leitores nos comentários!

Leonardo Navarro

Por: Leonardo Navarro

Leonardo Navarro é empresário, graduado em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Sócio Diretor do IDEBRASIL (Unidade Belo Horizonte/MG); Facilitador do CDE -  Curso de Desenvolvimento Empresarial; Consultor; Coordenador de Projetos e Gerenciamentos; Palestrante e pesquisador.

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